Percepção dos enfermeiros sobre o uso do brinquedo terapêutico
Publication year: 2011
Percepção dos Enfermeiros sobre o uso do Brinquedo Terapêutico no alívio da dor na criança O Brinquedo Terapêutico é reconhecido, cada vez mais, como uma estratégia eficaz no alívio da dor da criança.
Objectivos:
Analisar a percepção das enfermeiras da equipe da USF-Lusitana sobre o uso do Brinquedo terapêutico, antes e após uma intervenção formativa. Definir uma norma de “Boa Prática” para a preparação da criança, em idade pré-escolar, para a vacinação.Metodologia:
Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório-descritiva e comparativa. Os dados foram colhidos através de um questionário, aplicado, antes e depois de uma intervenção formativa, aos enfermeiros da USF.Resultados:
A análise dos dados evidenciou benefícios para a criança e família, para a relação terapêutica e após a formação também para o ambiente.Conclusão:
Foi reconhecido pelos enfermeiros que o brinquedo terapêutico é uma estratégia eficaz na redução do nível de dor e elaborada uma norma que introduz esta estratégia na preparação das crianças, com 5/6 anos, para a vacinação.
Perception of nurses on the use of therapeutic play in relieving pain in children The therapeutic play is recognized increasingly as an effective strategy for relieving the pain on child.