Publication year: 2019
O presente estudo objetivou analisar as competências profissionais de enfermeiros que atuam em maternidades habilitadas pela Rede Cegonha. Tratou-se de um estudo do tipo avaliativo, analítico, correlacional, com delineamento transversal. Para tanto utilizou a teoria From Novice to Expert de Patrícia Benner, que descreve as competências necessárias para que o enfermeiro torne-se perito em sua prática profissional, agrupadas em sete domínios, bem como afirma que é necessário o profissional passar por cinco estágios de desenvolvimento de aquisições de competências. Foi realizado no período de novembro de 2016 a novembro de 2019, em maternidades habilitadas e de referência para a Rede Cegonha, em quatro macrorregiões do estado do Ceará.
A competência profissional dos enfermeiros foi avaliada por duas populações:
22 enfermeiros atuantes no contexto obstétrico e 440 puérperas. Os instrumentos de coleta dos dados foram validados por um grupo de juízes mediante técnica Delphi. Os dados foram compilados e analisados estatisticamente mediante uso do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS)® versão 24.0. Foram realizados os testes de Qui-quadrado de Pearson e Teste Exato de Fisher para identificar diferenças significativas entre as maternidades. O teste Kolmogorov-Smirnov para testar a normalidade da amostra, e o teste não paramétricos para a comparação da adequação dos domínios em cada maternidade avaliada, Kruskal-Wallis. O projeto foi aprovado por Comitês de Ética em Pesquisa sob os protocolos 1.939.946 e 2.531.361, da Universidade Federal do Ceará e do Centro Universitário Católica de Quixadá, respectivamente. Os sete domínios descritos na teoria versam sobre os seguintes aspectos:
1 (Função Ajuda), 2 (Função ensino e treinamento), 3 (Função Diagnóstico e Monitoramento), 4 (Gerenciamento eficaz das situações de rápida mudança), 5 (Administrar e monitorar os regimes e as intervenções terapêuticas), 6 (Monitorar e assegurar as qualidades das práticas) e 7 (competências organizacionais). Na comparação da adequação dos domínios na autoavaliação dos enfermeiros identificou-se que o domínio 2 apresentou a melhor adequação (0,90) e o domínio 4 a pior adequação (0,60). Os domínios 1, 4 e 5 apresentaram diferença significativa entre as maternidades (p<0,05). Em termos gerais, percebe-se que a Maternidade B possui os profissionais enfermeiros mais peritos das quatro instituições avaliadas. E a maternidade A apresenta os profissionais menos peritos das quatro instituições avaliadas. Infere-se, ainda, que o Domínio 2 é o mais adequado, no qual suas competências são compreendidas e aplicadas pelos enfermeiros. Já no que se refere à avaliação das puérperas, identificou-se que os domínios 2; 4; 6 e 7 apresentaram as melhores adequações (1,00) e o domínio 5 a pior adequação (0,56). Os domínios 1 a 6 apresentaram diferença significativa entre as maternidades (p<0,05). Na comparação das adequações das competências por domínios na visão de enfermeiros e puérperas, observou-se que todos os domínios foram mais bem avaliados pelas puérperas que pelos enfermeiros, com exceção do domínio 5 (0,56). Infere-se que este é o domínio de pior avaliação e o que deve ser reforçado em treinamentos e capacitações profissionais. De uma maneira geral os domínios mais bem avaliados foram os:
2 (A Função ensino e treinamento), 6 (Monitorar e assegurar a qualidade das práticas) e 7 (Competências Organizacionais). A associação da adequação dos domínios na autoavaliação dos enfermeiros com variáveis sociodemográficas e profissionais não mostrou resultados significantes (p<0,05), entretanto na associação da adequação dos domínios na avaliação das puérperas com variáveis sociodemográficas e obstétrica tem-se que o domínio 5 foi influenciado pela faixa étaria (p=0,042). Os domínios 1, 4, 5 e 6 foram influenciados pela renda e pela presença do acompanhante (p<0,05). Conclui-se, portanto, que os enfermeiros que prestam assistência obstétrica às quatro maternidades habilitadas pela Rede Cegonha no estado do Ceará não foram considerados peritos em todos os domínios descritos por Benner, apesar de terem sido mais bem avaliados de uma maneira geral. (AU)