Avaliação do impacto da saúde oral em utentes diabéticos com idade superior ou igual a 65 anos
Publication year: 2014
A patologia oral afeta a capacidade de comer, falar e socializar, influenciando negativamente as atividades de vida diária (AVD) no idoso e está exacerbada na presença de doenças crónicas, como a diabetes.
Objetivos:
Avaliar o impacto da saúde oral em idosos diabéticos e residentes no concelho de Alfândega da Fé, utilizando os índices OHIP-14 e GOHAI e correlacionar estes índices com as condições orais avaliadas clinicamente.Metodologia:
Estudo quantitativo e transversal em 250 idosos diabéticos, orientados e residentes no concelho de Alfândega da Fé. Aplicaram-se formulários com questões sobre as caraterísticas sócio-demográficas, autoperceção da condição oral direta e através dos índices OHIP-14 e GOHAI, complementando com exame clínico à cavidade oral. A correlação de Spearman (rs) foi utilizada para avaliar a associação entre dados clínicos e os índices OHIP-14 e GOHAI.Resultados:
Dos 250 idosos diabéticos, 53,6% são mulheres e 91,2% têm baixa escolaridade. As mulheres têm menor número de dentes naturais (p=0,004), maior percentagem de dentes com mobilidade (p=0,006) e com perda óssea (p=0,002) do que os homens. Os índices OHIP-14 e GOHAI revelam pior situação oral na mulher do que no homem (p<0,001 para ambos os índices). Das 8 condições orais avaliadas, 6 estão correlacionadas com os índices OHIP-14 e GOHAI no homem, mas apenas 3 na mulher. Das condições orais, a perda óssea e a percentagem de dentes cariados são as que estão mais fortemente correlacionadas quer com o GOHAI (na mulher: rs=-0,212, p<0,05 para a perda óssea e rs=-0,197, p<0,05 para a percentagem de dentes cariados; no homem: rs=-0,475, p<0,01 para a perda óssea e rs=-0,472, p<0,01 para a percentagem de dentes cariados), quer com o OHIP (na mulher: rs=0,222, p<0,05 para a perda óssea e rs=0,267, p<0,01 para a percentagem de dentes cariados; no homem: rs=0,505, p<0,01 para a perda óssea e rs=0,502, p<0,01 para a percentagem de dentes cariados). Das dimensões do índice GOHAI e do índice OHIP-14 a mais afetada foi a dimensão física.Conclusões:
A correlação entre dados clínicos e índices OHIP-14 e GOHAI mostra padrão diferente entre homens e mulheres o que pode colocar restrições na aplicabilidade destes índices. Os resultados sugerem que perda óssea e a cárie são as patologias com maior interferência nos idosos diabéticos, por conseguinte deve-se investir na sua prevenção.
Oral pathology affects the ability to eat, speak and socialize, negatively influencing the activities of daily living (ADL) in the elderly and is exacerbated in the presence of chronic diseases such as diabetes.