Perfil epidemiológico dos utentes consumidores da rede de cuidados continuados integrados do distrito de Bragança
Publication year: 2015
Os efeitos que as alterações do perfil epidemiológico e demográfico da população, provocam sobre o ritmo de crescimento populacional e sobre a estrutura por idade e género, traduzem-se num envelhecimento da população.
Objetivo:
Este estudo tem como objetivo identificar e analisar as caraterísticas familiares, sociais, demográficas e clínicas dos utentes da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados nas Unidades de Miranda do Douro, Torre de Moncorvo e Mogadouro.Metodologia:
Estudo transversal epidemiológico, retrospetivo, de metodologia quantitativa com uma amostra de 785 utentes internados entre os anos de 2008- 2013 nas Unidades acima referidas. A colheita de dados foi realizada pela investigadora, através de uma checklist, baseada no programa utilizado pelas unidades Gestcare para Cuidados Continuados Integrados, no período entre junho de 2014 até janeiro de 2015. Foi obtida autorização das Instituições para o desenvolvimento do estudo.Resultados:
Verificou-se que 50,80% dos utentes da amostra são do género masculino. A média total de idades é de 79, 93 anos com um desvio padrão de 9,48 anos; Cerca de 42% dos utentes apresenta patologias neurológicas; Na comparação das Unidades já referidas verificou-se que o género (p <0,05), a proveniência dos utentes (p<0,01) e o motivo de saída (p<0,001) apresentam uma associação estatisticamente significativa em relação à UCCI. Observou-se também diferença estatisticamente significativa na distribuição das patologias pelas três UCCI (p <0,01); Aproximadamente 34% da amostra esteve internada entre 30 a 90 dias.Conclusões:
Os resultados demonstraram que a maior parte dos utentes tem patologias do sistema neurológico, teve alta por atingir os objetivos e o seu principal cuidador é o cônjuge. Este estudo pretende dar contributos para o avanço do conhecimento científico na área dos cuidados continuados, pelo interesse em saber quem são as pessoas (consumidores) dos Cuidados Continuados Integrados, adequando as necessidades à prestação/promoção de cuidados de saúde e ao envolvimento entre profissionais e familiares/cuidadores que estes preconizam.
The effects that changes in the demographic and epidemiological profile of the population cause on the rate of population growth and the structure by age and gender are reflected in an aging population.