Perfil epidemiológico dos utentes consumidores de cuidados continuados do distrito de Vila Real
Publication year: 2015
Em Portugal, tal como na Europa, as Unidades de Cuidados Continuados foram criadas pelo fato de Portugal apresentar uma enorme prevalência de população idosa, pela mudança de perfil das patologias e das famílias e essencialmente pela situação de dependência e fragilidade com alta necessidade de apoio social e familiar.
Objetivo:
Identificar/analisar as caraterísticas sociais, demográficas, familiares e clínicas dos utentes consumidores de cuidados continuados no distrito de Vila Real, com o intuito de adequação e contribuição de cuidados e promoção da satisfação das necessidades individuais.Metodologia:
É um estudo transversal e retrospetivo de metodologia quantitativa. A amostra deste estudo é constituída por 1 505 utentes. A colheita de dados foi realizada pela investigadora, entre julho e dezembro de 2014, nas Unidades de Murça, Peso da Régua, Sabrosa e Ribeira de Pena, através de uma Checklist, baseada no programa Gestcare para o Cuidados Continuados Integrados. Foram respeitados os princípios da Declaração de Helsínquia e obtida autorização das Instituições para realização do estudo.Resultados:
A amostra é constituída, maioritariamente, 51,9%, por pessoas do sexo do sexo feminino. Em relação às Habilitações Literárias, os utentes apresentam baixa escolaridade, 37% não têm habilitações. Relativamente ao Local de Residência, a maioria dos inquiridos é proveniente de concelhos do distrito de Vila Real, em particular, Vila Real (11%) e Chaves (12%). O Cuidador Principal existe em 82,5% dos utentes e o seu grau de parentesco, que mais prevalece, é o cônjuge. Pela aplicação do teste do qui-quadrado verificou-se que o Tempo de Internamento (p<0,001), o Diagnóstico Inicial (p<0,001), a Proveniência dos utentes para as UCC (p<0,001), Origem Geográfica (p<0,001) e Motivo de saída (p<0,001) estão significativamente associados à Unidade de Cuidados Continuados.Conclusões:
Este estudo pretende deixar contributos para o avanço do conhecimento científico na área dos cuidados continuados através da identificação das caraterísticas dos utentes consumidores dos cuidados continuados. Os resultados demonstraram que a maior parte dos utentes tem patologias do sistema circulatório, teve alta das Unidades por atingir os objetivos e o seu principal cuidador é o cônjuge. Estes resultados dão suporte a possíveis propostas para os cuidados continuados, nomeadamente na adequação e promoção dos cuidados para a satisfação das necessidades individuais.
In Portugal, as in Europe, the Continuing Care Units have been created by the fact that Portugal has a huge prevalence of elderly population, the changing profile of diseases and their families and essentially the situation of dependence and fragility with high need for support social and family.