Vídeo educativo e entrevista motivacional para promoção da autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil: abordagem individual

Publication year: 2018

Objetivou-se avaliar a eficácia da intervenção com vídeo educativo e entrevista motivacional breve para promoção da autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil. Trata-se de um estudo experimental, do tipo Ensaio Clínico Randomizado com grupo comparação (atendimento convencional da unidade de saúde) e grupo intervenção (vídeo educativo e entrevista motivacional breve). O estudo foi realizado em duas Unidades de Atenção Primária à Saúde, em Fortaleza/CE. A amostra foi composta por 121 mães de crianças menores de cinco anos.

Foram aplicados três instrumentos:

o formulário com dados sociodemográficos, sanitários e de saúde da criança; a Escala de Autoeficácia para Prevenção da Diarreia Infantil; e, via telefone, o formulário reduzido para investigação da diarreia. A coleta de dados ocorreu, no período de junho a outubro de 2015, em três momentos: o primeiro, na própria unidade de saúde, por meio da aplicação do formulário e da escala antes do atendimento convencional (grupo comparação) e, no grupo intervenção, antes da intervenção educativa. No 2º e 3º momentos, aplicaram-se, por contato telefônico, a escala e o formulário de investigação da diarreia, um mês e dois meses após a 1ª etapa, respectivamente. A força de associação foi analisada pela RC e IC95% e as comparações se deram por meio dos testes de X2, razão de verossimilhança, t de Student e Mann-Whitney. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará sob parecer 1.116.855. Os grupos intervenção e comparação mostraram-se homogêneos na linha de base. A não participação das mães na intervenção educativa constituiu-se fator de risco para a ocorrência da diarreia infantil, visto que os filhos das mulheres com moderada autoeficácia tiveram 13,2 vezes mais chance de serem acometidos pela diarreia do que os das com elevada autoeficácia. Enquanto que, no grupo intervenção, os filhos das mulheres com moderada autoeficácia tiveram 8,5 vezes mais chance de serem acometidos pela diarreia. A porcentagem de mães com autoeficácia elevada para prevenção da diarreia infantil se manteve maior, principalmente no grupo intervenção. Conclui-se, portanto, que a intervenção foi eficaz para promover a autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil e a ocorrência de diarreia infantil foi menor nas crianças cujas mães participaram da intervenção educativa.(AU)