Satisfação dos utentes face aos cuidados de enfermagem
Publication year: 2013
Introdução - Para dar resposta a uma população cada vez mais exigente, é fundamental que seja a voz dos utilizadores a ser ouvida e que a qualidade dos cuidados de enfermagem seja avaliada a partir da experiência, opinião e extensão da satisfação dos mesmos.
Definimos como objetivos:
conhecer o grau de satisfação dos utentes face aos cuidados de enfermagem e determinar os seus preditivos. Métodos - Realizou-se um estudo quantitativo, não experimental e transversal, seguindo uma via descritivo-correlacional, numa amostra não probabilística constituída por 70 utentes internados no Serviço de Pneumologia da ULS da Guarda, sendo 61,4% do sexo masculino e com uma média de idades de 66,74 anos.Dados obtidos através de formulário:
questões de caraterização Sociodemográfica, Clínica, índice de Graffar, escala de Apgar Familiar e Escala de Satisfação do Cidadão face aos Cuidados de Enfermagem (Dias e Rodrigues, 2003). Resultados - 97,1% dos inquiridos apresentam elevados níveis de satisfação. Os aspetos com os quais os utentes se sentem menos satisfeitos prendem-se com competências comunicacionais e relacionais inerentes ao cuidar de enfermagem. Constata-se que os inquiridos sem internamentos anteriores se encontram mais satisfeitos, na dimensão opinião (t=2.314; p= 0.024) e na satisfação total (t=2.169; p=0.034). Os utentes internados pela primeira vez no Serviço de Pneumologia apresentavam maiores níveis de satisfação na dimensão opinião (t=2.332; p=0.023) e satisfação total (t=2.182; p=0.033). Conclusões – Os elevados níveis de satisfação obtidos, não invalidam a existência de aspetos a melhorar, com o intuito de aumentar a qualidade dos cuidados de enfermagem.
Introduction – in order to provide an answer to a more demanding population, it is crucial not only to listen to the users, but also to evaluate the quality of the nursing cares through their experience, opinion and satisfaction.