Processo assistencial das mulheres com morbidade materna grave: um estudo misto
Publication year: 2019
Esta dissertação tem como objeto de pesquisa o processo assistencial das mulheres com gestação de risco e morbidade materna grave.
Objetivo geral:
analisar os fatores do processo assistencial às mulheres com gestação de risco e morbidade materna grave.Objetivos específicos:
identificar os fatores maternos e obstétricos associados com as morbidades maternas graves durante a atenção hospitalar e compreender os fatores do processo assistencial relacionados com a ocorrência destas morbidades. Estudo misto sequencial explanatório, realizado em uma maternidade terciária, vinculada a um hospital de ensino do município do Rio de Janeiro, no período de fevereiro a julho de 2019. Fase quantitativa conduzida por estudo transversal, a partir dos prontuários das gestantes com morbidade materna atendidas em 2017. Para coleta de dados, utilizou-se formulário baseado na ficha de notificação proposta pela OMS. Na fase qualitativa, foram entrevistadas enfermeiras e médicas que cuidam dessas mulheres. Os dados quantitativos foram analisados pelos testes estatísticos quiquadradro (χ2) clássico, com nível de significância de p<0,05, teste post hoc de Bonferroni e testes Fi ou Phi () e o V de Cramer, que mediram a força de associação entre variáveis categóricas e o desfecho de gravidade, bem como a Razão de Prevalência. Os dados qualitativos foram analisados com base no referencial da análise de conteúdo temática. Na fase quantitativa, a amostra foi de 66 (100%) mulheres com gestação de risco e morbidade materna grave, sendo identificados 12 (18,2%) casos de near miss materno. A pré-eclâmpsia grave (77,3%), hemorragia pós-parto (18,2%) e sepse (10,6%) foram mais prevalentes. A probabilidade de desfecho grave reduz quando a mulher teve pré-eclâmpsia grave, enquanto que esta probabilidade aumenta para o sepse, hemorragia pós-parto, admissão em UTI, laparotomia exploradora e transfusões sanguíneas. Na fase qualitativa, participaram 13 profissionais, entre enfermeiras e médicas, que consideram que a ocorrência de morbidade materna grave está relacionada com as deficiências na organização e recursos do sistema de saúde; baixa qualidade da assistência primária e hospitalar; inadequada capacitação profissional; limitadas condições socioeconômicas maternas e acesso limitado ao atendimento. Há também demoras envolvidas na tomada de decisão em buscar atendimento; acesso aos serviços de saúde e qualidade da assistência recebida. A infecção sistêmica, hemorragia pós-parto e admissão na UTI foram fatores da assistência mais associados à morbidade materna grave/near miss na amostra estudada. Melhorias nas condições sociais da população feminina, no acesso oportuno à assistência materna e na organização da rede de atenção à saúde primária e hospitalar são necessárias para qualificar o processo de assistência às mulheres com gestação de risco e morbidade materna grave.
The object of this dissertation is to research the care process of women with risk pregnancy and severe maternal morbidity.