Cartilha educativa para a promoção da autoeficácia de pais e/ou cuidadores no controle e manejo da asma em crianças: validação de conteúdo

Publication year: 2018

A autoeficácia de pais e/ou cuidadores pode contribuir no manejo e controle da asma infantil. Objetivou-se elaborar uma cartilha e validar seu conteúdo e aparência. Trata-se de uma cartilha educativa para promoção da autoeficácia de pais e/ou cuidadores no manejo e controle da asma em crianças. Desenvolveu-se um estudo metodológico, em que se construiu a cartilha "Você é capaz de controlar a asma da sua criança – vamos aprender juntos?", a partir da seguinte trajetória: elaboração da cartilha, validação com juízes de conteúdo e técnicos, adequação do material após sugestões dos juízes e versão pós-validação. A elaboração da cartilha pautou-se nos itens da escala Self-Efficacy and Their Child's Level of Asthma Control: versão brasileira, nas diretrizes clínicas quanto aos parâmetros de controle da asma, e na Teoria da Autoeficácia.

O conteúdo da cartilha foi dividido em quatro partes:

I - apresentação; II - conteúdo educativo para a promoção da autoeficácia no controle e manejo da asma, III - atividade de interação com o público-alvo; e IV - plano de ação ilustrado. Aplicou-se ao roteiro textual da cartilha o teste de legibilidade de Flesch, atingindo um índice no valor de 86, que encontra-se entre 75 - 100, o qual classifica o material como "muito fácil" de ler. A primeira versão da cartilha foi validada por 40 juízes, selecionados a partir de critérios pré-estabelecidos; destes, 35 juízes eram de conteúdo, dos quais 20 apresentaram experiência na docência e 15, na assistência; e cinco eram juízes técnicos, com experiência na área de comunicação. Consideraram-se validadas as páginas da cartilha que atingiram Índice de Validade de Conteúdo (IVC) > 0,80. Na validação com os juízes de conteúdo, a cartilha apresentou excelente IVC global (0,93) para os três aspectos avaliados, clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica. Os juízes técnicos validaram a cartilha com IVC global de 0,96 para a clareza de linguagem, 0,91 para pertinência prática e 0,93 para a relevância teórica. Com relação à avaliação da cartilha a partir do instrumento Suitability Assessment of Materials (SAM), a mesma foi classificada pelos juízes de conteúdo e técnicos como um material com grau de recomendação “superior” para ser utilizada com o público-alvo, com média de 92,3%, e 95,0%, respectivamente. A versão final da cartilha foi concluída com 40 páginas. Conclui-se que a cartilha elaborada é válida, com alto grau de recomendação pelos juízes de conteúdo e técnicos para ser utilizada com os pais e/ou cuidadores de crianças com asma.(AU)