Fatores de risco para Diabetes Mellitus entre pessoas vivendo com HIV/aids em terapia antirretroviral

Publication year: 2017

O estudo teve por objetivos verificar os fatores de risco (FR) para Diabetes Mellitus (DM) entre pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA) em uso da terapia antirretroviral (TARV) e investigar a associação entre as características sociodemográficas e clínicas das PVHA e os FR associados ao DM. Trata-se de um estudo transversal, desenvolvido no Ambulatório de Infectologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). A amostra foi de 168 pacientes, selecionados pelo processo de amostragem do tipo não probabilística por conveniência.

Os critérios de inclusão foram:

pessoas de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, com diagnóstico de infecção pelo HIV, em uso da TARV por pelo menos três meses e que eram acompanhadas no ambulatório do HUWC. A coleta de dados ocorreu de maio de 2016 a maio de 2017, por meio de entrevista, através de um formulário sociodemográfico, clínico e epidemiológico. Realizaram-se verificações da glicemia capilar, pressão arterial, peso, altura, índice de massa corporal e circunferência abdominal (CA). Os dados foram organizados e tabulados no Microsoft Excel 2017®. A estatística descritiva das variáveis contínuas envolveu o cálculo da média e desvio padrão. Comparações entre dois diferentes estratos em relação às variáveis de desfecho contínuas foram feitas mediante o uso do teste t para variáveis não emparelhadas. As associações entre características sociodemográficas e clínicas (variáveis independentes ou explanatórias), FR relacionados ao DM (desfechos) e a ocorrência de DM foram avaliadas pelo teste de qui-quadrado. A força de tal associação também foi avaliada pela determinação da razão de chances (odds ratio) bruta e seu respectivo intervalo de confiança de 95%. Ademais, as variáveis explanatórias associadas ao DM ao nível de significância de 20% (P<0,20) foram selecionadas para integrar o modelo de regressão logística, para identificar aquelas que constituíam FR para DM. Para tanto, utilizou-se o método passa a passo (stepwise) para trás (backward), sendo o critério para remoção das variáveis do modelo definido pelo teste de Wald. O software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20.0 foi utilizado para procedimentos estatísticos. Nos resultados, a maioria dos pacientes era do sexo masculino, solteira, com faixa etária de 18 a 39 anos, cor da pele autorreferida parda, com escolaridade de 9 a 12 anos de estudo, sem filhos, católica e empregada. Predominou a categoria de exposição sexual, a maioria das PVHA era heterossexual, não morava com parceiro (a) e tinha parceiro sorodiscordante.

Os fármacos antirretrovirais mais utilizados foram:

lamivudina, tenofovir, efavirenz, ritonavir, atazanavir e zidovudina. A prevalência de DM na amostra foi de 7,14%, com um total de 12 pessoas diagnosticadas. Quanto aos FR para desenvolvimento de DM em PVHA, identificaram-se o tabagismo, alcoolismo, alimentação inadequada, CA aumentada, excesso de peso, idade maior que 45 anos, histórico familiar de DM e história pessoal de hipertensão. As mulheres tiveram probabilidade 5,29 vezes maior que os homens de ter CA aumentada (P<0,001). Os homens (P=0,003), pacientes casados (P=0,035) com renda mensal maior que dois salários mínimos (P=0,035) tiveram mais chances de serem hipertensos. O DM foi mais presente em PVHA com mais idade (P=0,008). As variáveis e FR que integraram o modelo de regressão logística (P<0,20) foram: idade, consumo de álcool e tempo de TARV. Concluiu-se que as PVHA em uso da TARV, devido à exposição ao vírus, aos efeitos adversos da terapia e/ou aos FR ambientais e comportamentais para desenvolvimento do DM, estavam mais sujeitas a desenvolver o DM. (AU)