Efeito do círculo de cultura na adesão ao tratamento e no letramento em saúde de idosos hipertensos

Publication year: 2015

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) apresenta-se como um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo por sua alta prevalência e baixas taxas de controle, principalmente na população idosa. Dessa forma, é precípuo desenvolver intervenções educativas que ampliem a participação do idoso hip ertenso no processo de cuidado para melhorar sua adesão ao tratamento. Objetivou - se analisar o Círculo de Cultura como promotor do letramento em saúde e adesão terapêutica em idosos com hipertensão. Estudo quase - experimental, realizado com dois grupos: Gru po Intervenção (GI) e Grupo Controle (GC), com realização de pré - teste e pós - teste. O estudo foi realizado em duas unidades de atenção primária à saúde, no período de janeiro de 2014 a janeiro de 2015, na cidade de Picos - PI. A amostra inicial foi composta por 145 idosos, 73 no GI e 72 no GC, porém devido às perdas, concluíram o estudo 118 idosos, sendo 58 do GI e 60 GC. Para coleta de dados foram utilizados o Questionário de Adesão ao tratamento da HAS (QATHAS) e o instrumento de avaliação do Letramento em Saúde (LS). A intervenção consistiu na realização de quatro Círculos de Cultura, os quais foram conduzidos na unidade básica de saúde com a participação de 60 idosos do GI.

Cada Círculo foi desenvolvido em cinco fases interdependentes:

acolhimento, express ão, problematização, síntese e avaliação . Os aspectos éticos da resolução 466/12 foram respeitados em todas as fases do estudo. Os idosos tinham, em média, 70,3 (± 7,7) anos de idade e renda de 1577,7 ( ± 2365,1) reais. Predominou na amostra o sexo feminino , raça parda e casados . Após os Círculos de Cultura no GI, verificou - se mudança de nível na escala de adesão ao tratamento da HAS, expressa pelo aumento do percentual de idosos no nível 100, que passou de 27,6% para 41,4%. Além disso, constatou - se diferença significativa na média de pontuação atingida pelo s idosos ao responder o QATHAS depois do Círculo de Cultura. Quanto aos níveis de LS, o nível conceitual foi prevalente nos dois grupos antes e depois dos Círculos. O desemp enho do GI apresentou melhora nos níveis funcional e empoderamento após as intervenções, mas ao comparar os grupos, o GI apresentou melhor resultado que o GC apenas no nível conceitual no período pós - intervenção.

Os aspectos das dimensões do LS em que o GI apresentou mais expressividade em relação ao GC após participação nos Círculos de Cultura foram:

compreensão das informações, habilidade para buscar informações, atitudes para resultados e apoio social . Conclui - se que o CC apresentou efeito positivo na adesão ao tratamento da HAS e no LS dos idosos.(AU)