Promoção da autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil - efeitos de uma intervenção combinada: vídeo educativo e roda de conversa

Publication year: 2015

autoeficácia materna em prevenir a diarreia infantil é uma variável modificável, que mede a confiança materna em adotar os cuidados necessários para prevenir a doença na criança, sendo essencial para a promoção da saúde. Considerando que o enfermeiro deve promover e apoiar a autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil, as tecnologias educativas surgiram como favorecedoras dessa prática. Objetivou-se analisar a autoeficácia materna para prevenir diarreia infantil antes após uma intervenção educativa combinada (vídeo educativo e roda de conversa). Tratou-se de um estudo quase experimental, do tipo antes e depois, com grupo único composto por 58 mães de crianças com idade de zero a cinco anos, desenvolvido em duas unidades de saúde pertencentes à Secretaria Regional III e V, respectivamente. A coleta de dados foi realizada, no período de julho a outubro de 2014, em três etapas: na primeira, foi realizada uma entrevista com as mães, individualmente, onde se aplicou a Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia Infantil e o formulário sociodemográfico e clínico da diarreia; a segunda etapa correspondeu à intervenção educativa grupal com a aplicação do vídeo educativo e a participação das mulheres na roda de conversa mediada pela pesquisadora. A terceira etapa correspondeu ao acompanhamento telefônico com a aplicação da Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia Infantil e o formulário reduzido de investigação da ocorrência da diarreia infantil quinzenalmente por dois meses. Os dados foram analisados no Statistical Package for the Social Sciences, versão 20.0. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará. Predominaram mulheres com 20 a 29 anos de idade (56,9%), com parceiro (65,5%), com mais de oito anos de estudos (62,1%), donas do lar (74,5%), com renda mensal de até dois salários mínimos (91,4%). Verificou-se significância estatística entre as variáveis sociodemográficas, sanitárias e as médias dos escores da EAPDI nos quatro momentos de acompanhamento (p< 0,05): idade, estado civil, escolaridade materna, ocupação, renda per capita, número de residentes no domicílio, número de filhos e sexo da criança.

Quanto às variáveis sanitárias:

tipo de casa, tipo de piso, destino do lixo, moscas na casa, origem da água, procedência da água que a criança ingere, tratamento, sabão próximo das torneiras, tipo de sanitário, tipo de esgoto, existência de refrigerador e presença de animal no domicílio. Observou-se, a partir do primeiro mês de acompanhamento, efeito positivo da intervenção combinada na ocorrência da diarreia infantil e na autoeficácia materna, visto que houve redução do percentil de crianças com diarreia e, também, elevação na classificação da autoeficácia materna de baixa para moderada e elevada. Conclui-se que a intervenção educativa combinada elevou a autoeficácia materna em prevenir a diarreia infantil, assim como diminuiu as chances ocorrência da diarreia infantil nas mães do estudo. A utilização do vídeo educativo aliado às orientações dos enfermeiros em roda de conversa pode e deve ser realizada constantemente durante as atividades de educação em saúde pelos profissionais de saúde, em especial o enfermeiro.(AU)