Atividades ligadas à promoção do crescimento e desenvolvimento das crianças realizadas pelos enfermeiros na consulta de saúde infantil

Publication year: 2021

Enquadramento:

A promoção do crescimento e desenvolvimento é considerada como um eixo referencial para atenção integral à saúde da criança. Esta é uma área onde o papel do enfermeiro pode ser decisivo, realizando intervenções chave nas consultas de saúde infantil.

Objetivos:

Caraterizar as atividades desenvolvidas pelos Enfermeiros na consulta de enfermagem de Saúde Infantil de crianças de 0 a 24 meses, tendo como foco o crescimento e desenvolvimento; identificar as áreas mais fortes e menos fortes no conjunto de atividades ligadas à promoção do crescimento e desenvolvimento, de crianças 0 a 24 meses realizados pelos enfermeiros na consulta de enfermagem de saúde infantil.

Metodologia:

Estudo de tipo exploratório e descritivo com abordagem quantitativa. Constituiu-se uma amostra não probabilística, obtida de modo consecutivo, de 106 consultas de saúde infantil, realizadas pelos enfermeiros em Centros de Saúde da cidade da Praia. Os dados foram obtidos através da observação direta das consultas, com um instrumento de observação formulado para este efeito.

Resultados:

As atividades de avaliação do crescimento apresentam melhores resultados comparativamente à avaliação do desenvolvimento e realização de cuidados antecipatórios.

As áreas do crescimento identificadas como fortes foram:

a avaliação do peso, da estatura, do perímetro cefálico e uso das curvas de crescimento. Nas atividades de avaliação de desenvolvimento e realização de cuidados antecipatórios foram identificadas áreas que necessitam de maior investimento e atenção, nomeadamente: a avaliação de desenvolvimento com escala, avaliação dos comportamentos pré-linguísticos do bebé, avaliação da audição, dos comportamentos de vínculos dos pais para com o recém-nascido e lactente, esclarecimento dos pais acerca do comportamento e temperamento e avaliação da família. Nos cuidados antecipatórios, as áreas alvo de melhorias são: informações e esclarecimentos aos pais sobre problemas correntes da criança ao longo das várias etapas de crescimento, importância da atividade lúdica da criança no desenvolvimento, efeitos dos ecrãs, importância da creche/amas e das reações da criança, sono e/ou rituais de ir para a cama e o processo progressivo de controlo de esfíncteres. Neste contexto, este diagnóstico da situação cria condições para poderem implementadas ações que contribuirão para a melhoria da saúde e desenvolvimento das crianças no país.