Webquest: inovação pedagógica na formação de professores de enfermagem
WebQuest: pedagogical innovation in the training of teachers of nursing
Publication year: 2015
Os constantes avanços tecnológicos levam a mudanças no perfil dos alunos fazendo-se necessária a inclusão de tecnologias no campo educacional. Entre os recursos tecnológicos a serem utilizados cita-se a chamada WebQuest, que é pautada na resolução de desafios e tem com objetivo central o fortalecimento do processo crítico-reflexivo dos alunos, afim de torná-los responsáveis pela sua aprendizagem. Com a proposta da formação de alunos voltados a uma perspectiva reflexiva, o Curso de Licenciatura da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) optou por utilizar a estratégia WebQuest em suas disciplinas, pensando na formação desses futuros professores.
Objetivos:
Construir e implementar a estratégia WebQuest no Curso de Licenciatura em Enfermagem da EEUSP; avaliar as Histórias em Quadrinho (HQs) desenvolvidas pelos alunos; e avaliar a construção das WebQuests realizadas pelos alunos do referido Curso.Método:
Este estudo foi dividido em três etapas em consonância com os objetivos elencados. A primeira etapa constituiu-se como pesquisa aplicada de produção tecnológica, sendo desenvolvido e implementado uma WebQuest voltada a temática \"Concepções Pedagógicas\". A segunda etapa referiu-se a avaliação das HQs desenvolvidas pelos alunos na referida WebQuest, tratando-se de uma pesquisa exploratório-descritiva e documental. A terceira etapa, também considerada uma pesquisa exploratório-descritiva e documental, referiu-se a avaliação das WebQuests construídas pelos alunos, com a utilização de uma Rubrica que permitia a classificação das Webquests em Iniciante, Profissional e Mestre, conforme a pontuação alcançada.Fizeram parte deste estudo 12 HQs e 21 WebQuests. A coleta de dados ocorreu pela análise dos documentos produzidos pelos licenciandos, recuperadas pela plataforma Moodle do curso em questão.Resultados:
A construção da WebQuest Concepções Pedagógicas iniciou-se pela definição do tema e objetivos, passando a revisão de literatura, busca por links, vídeos, imagens e textos disponíveis online, sendo posteriormente estruturada por meio do Google Sites®. Sua implementação ocorreu de forma presencial no laboratório de informática da EEUSP, com o suporte de Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDCI), encerrando-se com a entrega das HQs via email. Entre as 12 (100%) HQs criadas, a Concepção mais adotada tratou-se da Tradicionalista em 5 (42%) HQs, no que tange a presença dos elementos obrigatórios evidenciou-se que 11 (92%) apresentaram os elementos: objetivo, papel do professor, papel do estudante e autores vinculados à concepção. Em relação às WebQuests desenvolvidas verificou-se um total de 21 (100%), das quais 10 (48%) enquadraram-se na categoria Mestre, oito (38%) na categoria Profissional e três (14%) na categoria Iniciante. Todas as WebQuests possuíam os elementos Introdução e Processo/Recursos, enquanto 20 (95%) possuíam o elemento Tarefa. Além disso, 14 (64%) WebQuests possibilitam que seus usuários desenvolvam Habilidades de Pensamento do Nível Superior.Conclusão:
Por meio deste estudo evidenciou-se que a estratégia WebQuest possibilita o desenvolvimento do processo reflexivo, crítico, colaborativo e propositivo entre os alunos, tornando o professor um mediador da aprendizagem. Vale destacar, porém, a necessidade de maiores incentivos quanto a seu uso na área da saúde, principalmente no que concerne a Enfermagem.
Constant technological advances lead to changes in the profile of students, requiring the inclusion of technology in the educational field. Among the technological resources that could be used is something called WebQuest, which is based on the resolution of problems, and has the central objective of strengthening the critical and reflective process of students in order to make them responsible for their learning. With the proposed training of students facing a reflexive perspective, the Nursing Licensure Course of the School of Nursing of the University of São Paulo (EEUSP), thinking about the training of these future teachers, chose to use the WebQuest strategy in its disciplines.