Vivência de graduandos em enfermagem no uso do ambiente virtual de aprendizagem
Experience of nursing students in the use of virtual learning environment
Publication year: 2015
O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como recurso educativo é uma realidade cada vez mais presente no meio acadêmico, tendo como perspectiva a construção de conhecimento competências e habilidades necessárias para a futura vida laboral no mundo tecnológico e globalizado.
Objetivo:
Compreender como os graduandos de enfermagem vivenciam o uso do ambiente virtual de aprendizagem na sua formação como enfermeiro.Método:
Pesquisa qualitativa que teve como referencial filosófico de análise a fenomenologia social de Alfred Schütz. A região de inquérito foi constituída por estudantes de enfermagem de uma Universidade privada do município de São Paulo. O Projeto de pesquisa foi avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, número CAAE 07725812.5.3001.0064, conforme determina a Resolução 466/12. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, gravada após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Fizeram parte do estudo 19 discursos de graduandos que responderem as seguintes questões norteadoras. Como tem sido sua vivência no uso do AVA na sua formação de enfermagem? Como tem sido sua participação na realização das atividades no AVA? e O que você espera com o uso do AVA para a sua formação em enfermagem?Resultados: Do discurso dos sujeitos emergiu as categorias concretas do vivido: vivência no ambiente virtual de aprendizagem, que agrupa vivências passadas, caracterizadas como motivos porque, e a categoria expectativa dos estudantes em relação ao ambiente virtual de aprendizagem para a formação em enfermagem apresenta as expectativas futuras caracterizadas como motivos para. Essas categorias desvelaram como características típicas dos estudantes, a ocorrência de mediação pedagógica entre professor e graduandos de maneira assíncrona, bem como a interação aluno-aluno visando apoio e estímulo para o alcance dos os objetivos educacionais. A vivência no AVA possibilitou aos graduandos a inclusão digital e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas, com ganho pessoal e para o futuro profissional. Os graduandos se depararam com limitações tecnológicas fora de seu controle, como a dificuldade de conexão e ausência de tempo livre na grade curricular para realizar as atividades. Evidenciou-se, ainda, limitações pessoais relacionadas à necessidade do gerenciamento pessoal para aprendizagem e construção do conhecimento por meio da web. Essas vivências estão voltadas para a expectativa de aprender e fazer a diferença no futuro profissional uma vez que os estudantes estão desenvolvendo experiências no uso das ferramentas digitais no mundo da enfermagem, ampliando os conhecimentos construídos previamente e aperfeiçoando o conhecimento em enfermagem.Conclusão:
Ao desvelar os fenômenos que compõem o tipo vivido de graduandos em enfermagem no uso do ambiente virtual de aprendizagem, vislumbra-se a necessidade de ter interesse, envolvimento e utilizar as ferramentas digitais bem como de construir o conhecimento e as habilidades no uso da informática considerando a importância da inserção desses recursos tecnológicos na formação do enfermeiro.
The virtual learning environment (VLE) as an educational resource is a reality ever more present in academia, with the perspective to build knowledge skills and abilities necessary for future working life in the technological and globalized world.