Vivências em situação de emergência: Um estudo com enfermeiros da viatura médica de emergência e reanimação
Publication year: 2021
A emergência médica extra-hospitalar tem um passado recente em Portugal e os enfermeiros estão presentes em diversos meios de socorro que prestam assistência neste contexto, assumindo um papel de relevo.
Pela literatura consultada, percebe-se que a prestação de cuidados de enfermagem no extra-hospitalar exige uma rápida mobilização de diversos conhecimentos, sendo necessário adequá-los e dinamizá-los em cada contexto específico. O enfermeiro encontra-se numa posição que pode condicionar grande pressão psicológica. Se, por um lado, podem considerar o seu trabalho gratificante e sentir satisfação pessoal e profissional, por outro, é largamente referido na literatura a ansiedade e a angústia, o desgaste físico e emocional resultante de vivências negativas dos enfermeiros no extra-hospitalar.
Com este estudo procurou perceber-se de que forma os enfermeiros de uma equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação vivenciam os momentos de prestação de socorro extra-hospitalar, desde a sua ativação até ao regresso ao hospital. Foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa. A colheita de dados foi realizada com recurso a uma entrevista semiestruturada, aplicada a uma amostra de 13 participantes. A análise do conteúdo das entrevistas seguiu o método proposto por Diekelmann, Allen e Tanner (1989).