Avaliação da (in)dependência funcional do idoso: Impacto da aplicação de um programa de enfermagem de reabilitação para a autonomia
Publication year: 2021
Ao envelhecimento associam-se um conjunto de mudanças físicas e psicológicas que conduzem à rutura da (in)dependência e autonomia da pessoa. A intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação através de um programa de reabilitação pretende maximizar os ganhos de saúde. A presente investigação objetiva a avaliação da independência nas Atividades de Vida Diária dos idosos através da aplicação diagnóstica do Índice de Barthel, identificando o impacto de um programa de enfermagem de reabilitação em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, na promoção da autonomia do idoso.
A metodologia consistiu no desenvolvimento de um estudo quantitativo, quase-experimental e transversal. O programa de enfermagem de reabilitação foi aplicado a uma amostra não probabilística por conveniência, de 37 idosos residentes numa Santa Casa da Misericórdia, da região Centro, cuja média de idades é de 84,35 anos. Cada participante realizou dois momentos de aplicação do Índice de Barthel, um antes e um após a participação no programa composto por 15 sessões com a duração de 45 minutos, duas vezes por semana entre os meses de outubro de 2018 e março de 2019.
Após a participação no programa de enfermagem de reabilitação, verificou-se pela análise do índice de Barthel nos dois momentos, a diferença entre as médias para amostra total dos 37 indivíduos e um valor-p<0.05 pelo que traduz uma melhoria considerável nos parâmetros avaliados.
O programa de enfermagem de reabilitação revelou-se efetivo no desenvolvimento de capacidades que visam a manutenção ou recuperação da autonomia potenciando resultados significativos na dependência da pessoa, promovendo assim o autocuidado.