Manifestações mágico-religiosas: da pureza à face oculta do cuidado à saúde e doença dos idosos descendentes de ucranianos

Publication year: 2021

Resumo:

No Paraná, destaca-se um grupo de descendentes de imigrantes vindos da Ucrânia. Esse povo é reconhecido por suas manifestações culturais, que são típicas e antiquíssimas, cultivadas pelos descendentes dessa nação. Em especial, os idosos ucranianos mantêm próximos os costumes e hábitos de seus antepassados, empenham-se para manter intacta a sua identidade étnica na comunidade rural em que vivem. A busca pela interpretação das práticas culturais de cuidados à saúde e doença dos idosos descendentes de ucranianos é um meio eficaz para a construção do conhecimento na área de atuação dos profissionais de saúde e particularmente da enfermagem. Este estudo tem como objetivo geral interpretar as práticas culturais de cuidados à saúde e doença dos idosos descendentes de ucranianos, de uma comunidade rural em São José dos Pinhais, Paraná.

A seguinte tese permeou o estudo:

as práticas culturais de cuidado à saúde e doença dos idosos descendentes de ucranianos foram moldadas pela cultura de origem. Trata-se de estudo do tipo qualitativo com abordagem microetnográfica, fundamentado no método de Spradley e McCurdy. O tema cultural está alicerçado no referencial teórico da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural (TDUCC) de Madeleine Leininger. Foram considerados participantes chaves os idosos ? 60 anos de idade selecionados mediante critérios pré-estabelecidos de inclusão/exclusão. As informações etnográficas foram coletadas nos cenários da Unidade Básica de Saúde, espaços coletivos da comunidade e nos domicílios dos idosos, no período de agosto de 2017 a março de 2020, mediante as técnicas de observação participante e entrevista etnográfica. Os registros foram realizados de modo manual e digital, em diário de campo, gravador de áudio e máquina fotográfica. As informações etnográficas foram analisadas concomitantemente à coleta, por meio da construção de domínios e taxonomias culturais. O tema cultural emergiu após o fechamento dos domínios e taxonomias.

Das análises etnográficas emergiram seis domínios e taxonomias culturais:

1) comportamentos, rituais e atividades cotidianas: uma maneira de preservar os costumes e tradições de origem dos idosos descendentes de ucranianos; 2) a farmácia do quintal de casa: ervas e plantas medicinais utilizadas para manter a saúde e evitar/tratar doenças; 3) hábitos do cotidiano: maneiras de cuidar da saúde; 4) dar e receber: locais de sociabilidade para sentir-se bem, manter-se ativo e útil; 5) itinerário religioso da casa à igreja: rituais e práticas religiosas como maneira de manter e pedir saúde, proteção e cura em situação de adoecimento/doença; 6) itinerário de saúde e práticas culturais: cuidados à saúde e doença. O tema cultural, intitulado "manifestações mágico-religiosas: da pureza à face oculta dos cuidados à saúde e doença", expressou na forma de asserção, os princípios recorrentes, o que os idosos exprimem como práticas de cuidados à saúde e doença. As manifestações mágico-religiosas expressam um representativo cuidado cultural, uma vez que se observa uma intervenção de cura mágica e poderes divinos presentes na vida desses idosos. A pureza representa a consciência ingênua dos idosos, simbolicamente expressa nas práticas que podem ser mantidas. As práticas que se revelam como uma face oculta de perigo devem ser negociadas ou reestruturadas. O estudo mostrou que as práticas culturais de cuidados à saúde e doença não foram somente moldadas pela cultura de origem, mas também estão alicerçadas em uma multiculturalidade distribuída na cultura de origem rural e nas manifestações mágico-religiosas. O estudo subsidia ações e decisões para um cuidado de enfermagem congruente com a cultura dos idosos descendentes de ucranianos, com vistas à melhoria e efetividade dos cuidados prestados.

Abstract:

In Paraná, a group of descendants of immigrants from Ukraine stands out. These people are recognized for their cultural manifestations, which are typical and very ancient, cultivated by the descendants of that nation. In particular, elderly Ukrainian people keep their traditions and habits of their ancestors; they strive to keep their ethnic identity intact in the rural community where they live. The pursuit of understanding the cultural practices of health care and illness of elderly people that are Ukrainian descendant is an effective way to build knowledge in health professionals' performance, particularly nursing. This essay aims to interpret the cultural practices of health care and illness of elderly people of Ukrainian descent, from a rural community in São José dos Pinhais, Paraná.

The following thesis permeated the study:

the cultural practices of health care and illness of elderly people of Ukrainian descendants were shaped by the culture of origin. This is a qualitative study with a micro-ethnographic approach, based on the Spradley and MacCurdy method. The cultural theme is based on the theoretical framework of the Theory of Diversity and Universality of Cultural Care (TDUCC) by Madeleine Leininger. Elderly people aged ?60 years-old were selected as key participants based on pre-established inclusion / exclusion criteria. Ethnographic information was collected in the Basic Health Unit, also in collective spaces of the community and at the elders' home, from August 2017 to March 2020, by using the techniques of participant observation and ethnographic interview. The records were performed manually and digitally, in a field diary, audio recorder and camera. Ethnographic information was analyzed concurrently with the collection, through the construction of cultural domains and taxonomies. The cultural theme emerged after the closure of domains and taxonomies. From the ethnographic analysis, six cultural domains and taxonomies emerged: 1) behaviors, rituals and daily activities: a way to preserve the customs and traditions of origin of the elderly descendants of Ukrainians; 2) the backyard pharmacy: herbs and medicinal plants used to maintain health and prevent/treat disease; 3) daily habits: ways to take care of health; 4) giving and receiving: places of sociability to feel good, to remain active and useful; 5) religious itinerary from the house to the church: religious rituals and practices as a way of maintaining and asking for health, protection and healing in the event of illness/disease; 6) health itinerary and cultural practices: health care and illness. The cultural theme, entitled "magical-religious manifestations: from purity to the hidden face of health care and illness", expressed the recurring principles in the form of an assertion, which the elderly people express as health care and illness practices. The magicalreligious manifestations express a representative cultural care, since there is an intervention of magical healing and divine powers present in the lives of these elderly people. Purity represents the naive conscience of the elderly, symbolically expressed in practices that can be maintained. Practices that reveal themselves as a hidden face of danger must be negotiated or restructured. The study showed that the cultural practices of health care and illness were not only shaped by the culture of origin, but are also based on a multiculturalism distributed in the culture of rural origin and in the magical-religious manifestations. The study subsidizes actions and decisions for nursing care consistent with the culture of elderly people of Ukrainian descendants, with a view to improving and effectiveness of the care provided.

Resumen:

En Paraná destaca un grupo de descendientes de inmigrantes de Ucrania. Estos pueblos son reconocidos por sus manifestaciones culturales, típicas y muy antiguas, cultivadas por los descendientes de esa nación. En particular, los ancianos ucranianos mantienen cerca las costumbres y hábitos de sus antepasados, esforzándose por mantener intacta su identidad étnica en la comunidad rural en la que viven. La búsqueda de la interpretación de las prácticas culturales de la atención de la salud y la enfermedad de los ancianos descendientes de ucranianos es un medio eficaz para generar conocimientos em el ámbito del desempeño de los profesionales de la salud y, en particular, de la enfermería. Este estudio tiene como objetivo interpretar las prácticas culturales del cuidado de la salud y la enfermedad de los ancianos de ascendência ucraniana, de una comunidad rural en São José dos Pinhais, Paraná.

La siguiente tesis impregna el estudio:

las prácticas culturales del cuidado de la salud y la enfermedad de los descendientes de ucranianos ancianos fueron moldeadas por la cultura de origen. Se trata de un estudio cualitativo con enfoque microetnográfico, basado en el método de Spradley y MacCurdy. El tema cultural se basa en el marco teórico de la Teoría de la Diversidad y Universalidad del Cuidado Cultural (TDUCC) de Madeleine Leininger. Las personas mayores de60 años o más se seleccionaron como participantes clave según los criterios de inclusión/exclusión preestablecidos. La información etnográfica fue recolectada en los escenarios de la Unidad Básica de Salud, espacios colectivos de la comunidad y en los hogares de ancianos, de agosto de 2017 a marzo de 2020, utilizando las técnicas de observación participante y entrevista etnográfica. Los registros se realizaron de forma manual y digital, en diario de campo, grabadora de audio y cámara. La información etnográfica se analizó simultáneamente com la colección, mediante la construcción de dominios culturales y taxonomías. El tema cultural surgió tras el cierre de dominios y taxonomías.

De los análisis etnográficos surgieron seis dominios culturales y taxonomías:

1) comportamientos, rituales y actividades cotidianas: una forma de preservar las costumbres y tradiciones de origen de los ancianos descendientes de ucranianos; 2) la farmacia del patio trasero: hierbas y plantas medicinales que se utilizan para mantener la salud y prevenir/tratar enfermedades; 3) hábitos diarios: formas de cuidar la salud; 4) dar y recibir: lugares de sociabilidad para sentirse bien, para permanecer activo y útil; 5) itinerario religioso de la casa a la iglesia: rituales y prácticas religiosas como forma de mantener y pedir salud, protección y curación en caso de enfermedad / dolencia; 6) itinerario de salud y prácticas culturales: atención de la salud y enfermedad. El tema cultural, titulado “Manifestaciones mágico-religiosas: de la pureza al rostro oculto de la salud y la enfermedad”, expresó los principios recurrentes en forma de aseveración, que los ancianos expresan como prácticas de salud y enfermedad. Las manifestaciones mágico-religiosas expresan un cuidado cultural representativo, ya que hay una intervención de curaciones mágicas y poderes divinos presentes en la vida de estos ancianos. La pureza representa la conciencia ingenua de los ancianos, expresada simbólicamente en prácticas que se pueden mantener. Las prácticas que se revelan como una cara oculta de peligro deben negociarse o reestructurarse. El estudio mostró que las prácticas culturales del cuidado de la salud y la enfermedad no solo fueron moldeadas por la cultura de origen, sino que también se basan en un multiculturalismo distribuido en la cultura de origen rural y en las manifestaciones mágico-religiosas. El estudio subvenciona acciones y decisiones de cuidados de enfermería acordes con la cultura de las personas mayores de ascendencia ucraniana, con miras a la mejora y eficácia de los cuidados prestados.