Papo de adolescente: website sobre sexualidade e prevenção de DST/HIV/AIDS para adolescentes envolvidos na igreja

Publication year: 2014

Abordar promoção da saúde no tocante à sexualidade e prevenção das DST/HIV/aids com adolescentes é um desafio no qual crenças, opiniões, valores pessoais e coletivos devem ser considerados. Assim, diante da necessidade de construir um espaço crítico-reflexivo com adolescentes no âmbito da igreja, aponta-se que a construção de um website sobre sexualidade e prevenção de DST/HIV/aids, voltado para adolescentes envolvidos em grupos religiosos, pode contribuir com uma reflexão sobre o tema e facilitar a compreensão e o desenvolvimento de uma concepção crítica e autônoma sobre sexualidade, fé e saúde. Neste contexto, o estudo apresentou como objetivos: descrever o processo de criação de um website, denominado Papo de Adolescente, que disponibiliza informações sobre sexualidade e prevenção de DST/HIV/aids; validar a aparência e conteúdo do website Papo de Adolescente com juízes na área de educação em saúde, teologia, computação e design; bem como com adolescentes católicos. Estudo do tipo pesquisa e desenvolvimento metodológico e de validação, desenvolvido de acordo com as etapas de construção de material educativo digital proposto por Falkembach, dos quais constaram de: análise e planejamento, modelagem, implementação, avaliação e manutenção, e distribuição. A avaliação foi realizada por 14 juízes nas áreas de enfermagem, educação em saúde, teólogos, computação e design e cinco adolescentes. O estudo obedeceu aos aspectos ético-legais, relacionada à pesquisa envolvendo seres humanos de acordo com o CAAE 05941212.1.0000.5054.

Dos grupos focais emergiram as categorias:

Internet é informação, diversão e comunicação; Sentimentos despertados pelo uso da Internet; Sobre a Internet, tem coisas que gosto e que não gosto; e Papo de Adolescente deve ser informativo e bem atrativo.

O website contemplou as sessões:

religião, adolescência, sexualidade, DST/HIV/aids, prevenção, principais dúvidas, além de informações sobre o site, músicas, bíblia on-line e um tópico sobre “Como conquistar um gato ou gata de Deus”, também foram incluídas as ferramentas “fale conosco” e “fórum de discussão”. Na validação pelos juízes em conteúdo o IVC alcançado foi satisfatório, pois a maioria dos itens foi ≥ 0,80, entretanto nos itens que tratam da autoridade, uso das figuras, imagens, informações utilizadas e fonte de pesquisa obtiveram IVC ≤ 0,80. Destaca-se que todos sugeriram alterações, tais como: reorganização do conteúdo, inclusão de referências, alterações gráficas, entre outras. Na validação dos adolescentes, todos os itens avaliados apresentaram IVC ≥ 0,80, estes demonstraram satisfação e aprendizagem ao navegar no website. A maioria das sugestões emitidas pelos avaliadores foi incorporada na edição final do website. Conclui-se, portanto, que o website Papo de Adolescente é válido para uso e disponibilização na rede mundial de computadores, ou seja, na Internet, constituindo-se em tecnologia inovadora dirigida aos adolescentes, especialmente os católicos, que pode contribuir com o conhecimento e reflexão acerca de temas relacionados à sexualidade e prevenção de DST/HIV/aids. Ressalta-se, no entanto, a necessidade de avaliação de sua eficácia junto aos adolescentes católicos. Salienta-se a importância deste website como ferramenta de educação em saúde, com o propósito de potencializar ações de prevenção às DST/HIV/aids, solidificando a prática interdisciplinar, tão necessária na enfermagem, principalmente visando à Promoção da Saúde do adolescente.(AU)