Efeito de uma intervenção educativa na gravidez para alimentação saudável com os alimentos regionais

Publication year: 2014

Na gestação existem necessidades nutricionais aumentadas para apoiar o crescimento fetal e desenvolvimento gestacional. O consumo de frutas, hortaliças, tubérculos e leguminosas fazem parte de uma alimentação saudável na gravidez e devem ser incentivadas. Este estudo tem como objetivo avaliar os efeitos de uma intervenção educativa na gravidez sobre alimentação saudável com o uso dos alimentos regionais. Pesquisa do tipo Ensaio Clínico Controlado e Randomizado (ECR), dois braços e unicego. A intervenção foi uma cartilha educativa, construída e validada por juízes e gestantes, intitulada “Alimentação Saudável na Gravidez com os Alimentos Regionais”. O local do estudo foram comunidades urbanas de Recife-PE. A amostra foi constituída de 185 gestantes. Sendo, 91 para o grupo de intervenção (GI) e 94 para o grupo controle (GC). A randomização foi por conglomerados. As Unidades de Saúde da Família (USF) do conglomerado A, após alocação aleatória, fizeram parte do GI e as do conglomerado B do GC. O recrutamento se deu no período de 16 de dezembro de 2012 a 12 de agosto de 2013. A coleta de dados foi em três etapas.

Primeira etapa:

recrutamento das gestantes na USF no mesmo dia que foi marcado a consulta pré-natal, aplicação da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar e do pré-teste utilizando o inquérito Conhecimento, Atitude e Prática (CAP) no GC e GI.

Segunda etapa:

Aplicação da intervenção educativa para as gestantes do GI. Foi utilizado o aconselhamento baseado na Entrevista Motivacional Breve e a cartilha educativa. Cada gestante do GI recebeu um exemplar da cartilha. A intervenção foi individual, antes da consulta pré-natal.

Terceira etapa:

Os pós-testes com inquérito CAP foram administrados no 7º e 30º dia após a consulta pré-natal para as gestantes do GC e no7º e 30º dia, da intervenção educativa, para as gestantes do GI. Os pós- testes foram realizados por meio de contato telefônico. A pesquisa segue Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco, protocolo nº 123.140/2012. A validação da cartilha pelos juízes mostra que a média do I-CVI foi de 0,91. No ECR, a homogeneidade da amostra sinaliza para equivalência entre os grupos. Não foi detectada diferença estatística significativa na linha de base com relação às variáveis sociais e econômicas, gradiente de insegurança alimentar, idade, idade gestacional e pré-consulta. O nível de avaliação adequada do inquérito CAP, no sétimo e trigésimo dia, do grupo de intervenção, apresentou significância estatística com maior chance e valor–p (p<0,001) quando comparados com o GC. As gestantes do GI apresentaram no 7º e 30º dia, respectivamente: Conhecimento adequado 90,8% e 94,7%. Atitude adequada 93,4% e 97,4% e Prática adequada 56,6% e 69,7%. Conclui-se que a intervenção educativa obteve impacto positivo no efeito do aumento do nível adequado do conhecimento, da atitude, e da prática, com relação aos alimentos regionais. Ademais, recomenda-se o uso da cartilha educativa para orientação nutricional as gestantes nos cuidados primários de saúde.(AU)