Qualidade de vida dos idosos submetidos a cirurgia da anca

Publication year: 2011

Enquadramento:

Envelhecer com qualidade de vida é um desafio e também um objectivo desejável para a população. Para a Enfermagem de Reabilitação que valoriza o ser humano e neste caso o idoso em manter o seu funcionamento, sendo um aspecto da saúde da maior importância para as pessoas de idade, pelo seu impacto na sua qualidade de vida.

Objectivos:

Caracterizar se a Qualidade de Vida dos idosos que são submetidos a um maior número de sessões de reabilitação registam percepções mais satisfatórias no seu estado de saúde. Apreender se a enfermagem de reabilitação contribui para uma melhoria da percepção do estado de saúde do idoso. Analisar e explorar as relações entre as variáveis independentes na percepção da qualidade de vida dos idosos.

Métodos:

O modelo de investigação adoptado, é do tipo quantitativo, quaseexperimental, descritivo e transversal. Participaram no estudo 60 idoso internados no CHBA, EPE divididos por dois grupos: grupo experimental (GE n= 30) que estavam envolvidos no programa de enfermagem de reabilitação, investigando o impacto que este programa teria sobre a sua qualidade de vida e grupo de controlo (GC n=30) que apenas estaria envolvido no programa de reabilitação clássico. A maioria dos idosos (65%) pertence ao sexo feminino e a média de idades é de 82 anos. Foi aplicado um questionário que permitiu caracterizar a amostra no que concerne a dados pessoais, e dados durante o internamento e para recolher informações sobre a Qualidade de vida foi utilizada a versão portuguesa da SF 36 (MOS SF- 36 Medical Outcomes Study Shirt Form- 36 Health Survey).

Resultados:

Os dados demonstram que os indivíduos do GC apresentaram pontuação significativamente inferior em todos os domínios da SF-36 considerados, comparativamente aos sujeitos do GE. O primeiro modelo de análise de variância mostra a igualdade de variâncias em todas as subescalas com excepção da função física (p= 0.000) e componente físico (p=0.031) apresentando o grupo experimental índices médios mais elevados, condizentes com uma melhor qualidade de vida, do que o GC em todos os factores da escala com diferenças estatísticas altamente significativas. Comprova-se que a intervenção do programa produziu como uma melhor percepção na qualidade de vida dos idosos que foram submetidos a cirurgia da anca.