Revisão do diagnóstico de enfermagem processos familiares disfuncionais relacionados a abuso de álcool

Publication year: 2014

O estudo tem como objeto a revisão do diagnóstico de enfermagem Processos familiares disfuncionais relacionados a abuso de álcool. Estudo metodológico, desenvolvido em três etapas: análise de conceito, análise de conteúdo por especialistas e análise da acurácia de indicadores clínicos. Para a realização da análise de conceito, utilizou-se como referência o modelo de análise de conceito proposto por Walker e Avant e os passos da revisão integrativa da literatura. Procedeu-se à busca na literatura em três bases de dados: SCOPUS, PubMed e CINAHL, com os descritores alcoolismo e família disfuncional e suas sinonímias nas línguas inglesa e espanhola. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram 11 estudos de um total de 113 que subsidiaram a análise do conceito. A partir da revisão do conceito família disfuncional e sua correlação com o diagnóstico de enfermagem Processos familiares disfuncionais, foi possível reduzir o quantitativo de 115 características definidoras para 91, por meio da exclusão de 24 características que apresentaram significado semelhante a outros indicadores ou por não se aplicarem a alcoolistas adultos.

Três características foram condensadas em uma e foram incorporadas duas novas características definidoras:

abuso físico e abuso sexual. Foram utilizados artigos, livros e dicionários para a construção das definições conceituais e operacionais das 91 características definidoras. A segunda etapa do estudo, análise de conteúdo por especialistas, consistiu no julgamento por 23 especialistas quanto à relevância, clareza e precisão das definições construídas na etapa anterior. Dois itens foram julgados como inadequados no critério relevância e, portanto, excluídos do estudo. Dezessete itens tiveram suas definições julgadas como inadequadas nos critérios clareza e/ou precisão e foram reformuladas. Duas características tiveram seu rótulo modificado segundo sugestões dos especialistas. Para esta etapa, considerou-se o nível de concordância de 85%. A partir das definições operacionais das 89 características definidoras julgadas como relevantes pelos especialistas, foi construído o instrumento de coleta de dados aplicado com 110 alcoolistas internados em uma unidade de cuidados prolongados para tratamento de alcoolismo crônico. Para a delimitação da amostra, foi realizado cálculo amostral e estabelecidos critérios de inclusão e exclusão. Os dados foram coletados por meio de entrevista e analisou-se a presença ou ausência de cada indicador clinico. Os dados foram submetidos à análise de classe latente, que permitiu encontrar um conjunto de vinte e quatro características que apresentaram bom ajuste para a correta identificação do diagnóstico Processos familiares disfuncionais. As características definidoras Papeis familiares interrompidos, Problemas econômicos e Rituais familiares interrompidos apresentaram boa sensibilidade e especificidade. As características definidoras Abuso sexual, Distúrbio no desempenho escolar em crianças, Manipulação, Falta de coesão e Baixa autoestima crônica apresentaram valor de especificidade significativo.

As demais mostraram valor de sensibilidade significativo:

Mentiras, Angústia, Ansiedade, Confusão, Constrangimento, Perda, Raiva, Comunicação contraditória, Dificuldade com relacionamentos íntimos, Imaturidade, Tristeza não resolvida, Deterioração nos relacionamentos familiares, Dinâmicas familiares perturbadas, Problemas conjugais, Insegurança e Solidão. A revisão do diagnóstico Processos familiares disfuncionais relacionados a abuso de álcool possibilitou uma reflexão crítica acerca das características definidoras constantes na NANDA-I, com vistas ao seu refinamento. Espera-se que este estudo possa auxiliar o enfermeiro na sua prática assistencial a identificar o referido diagnóstico de modo mais acurado.(AU)