Promoção da saúde do adolescente baseada na arte/educação e centrada na comunidade

Publication year: 2014

O adolescente é público prioritário nas áreas de promoção, prevenção e proteção à saúde nos grandes centros urbanos brasileiros, em virtude de fatores socioeconômicos que ampliam seus riscos e vulnerabilidades. Algumas propostas educativas incluem a arte/educação como abordagem atrativa para estes adolescentes, no entanto, permanecem desvinculadas do setor saúde. Neste sentido, a presente tese teve como objetivo avaliar as contribuições da arte/educação para a promoção da saúde de adolescentes em situação de vulnerabilidade social urbana, por meio do processo de conscientização e empowerment. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, participativa, com abordagem predominantemente qualitativa. O referencial teórico metodológico utilizado foi a Avaliação Empowerment de Fetterman articulado à Conscientização de Freire. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de 21 adolescentes e 5 arte/educadores em uma das unidades do Programa Cidadania em Rede, na Cidade de Fortaleza, Brasil. As informações foram coletadas no período de julho a novembro de 2013, por meio de cinco etapas: 1) Missão; 2) Balanço; 3) Planejamento; 4) Implementação e Monitoramento e; 5) Reavaliação. Os dados foram categorizados a partir da análise dos produtos artísticos produzidos, registros em diário de campo, gravações das sessões grupais em áudio ou vídeo e painéis avaliativos. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa da UFC, sob o número de parecer 369.359.

Os resultados descreveram as necessidades e prioridades de saúde do adolescente em dois focos principais:

1) Comunidade, com as categorias: atendimento médico, doenças, trânsito, violência, drogas, lazer e; 2) Adolescente: corpo, mente, amizades, namoro/sexo e diversão. Os participantes identificaram atividades de arte/educação desenvolvidas pelo Programa que possuem dimensionalidades na saúde dos adolescentes nas linguagens de artes visuais, audiovisual e dança. Foram implementadas metas e estratégias para promoção da saúde nas atividades de desenho, grafite, fotografia e alongamento com evidências colaborativas.

Algumas mudanças foram observadas após reavaliação do processo e envolveram a tríade:

indivíduo, comunidade e programa. Uma visão predominantemente negativa do bairro foi transformando-se numa visão repleta de possibilidades, exemplos e fortalecimento pessoal. A tese propôs um modelo de Promoção da Saúde do Adolescente baseado na Arte/educação e Centrada na Comunidade. O grupo caminhou no sentido da consciência intransitiva, para a transitivo/ingênua e para a crítica, caracterizando um processo de conscientização que iniciou com apreensão de uma realidade de saúde inicialmente considerada fatídica e imutável, passou pela vivência de situações que favoreceram o questionamento desta realidade e culminou com a percepção das possibilidades de mudança e autodeterminação para mudar.(AU)