Uso da enzima hialuronidase na prevenção de lacerações perineais no parto normal
The use of hyaluronidase enzyme in the prevention of perineal lacerations in normal birth
Publication year: 2004
Estudos têm sido realizados com a finalidade de contribuir para a prevenção do trauma perineal no parto normal. A enzima hialuronidase foi utilizada durante as décadas de 1950 e 1960 para prevenir esse trauma sem prejuízo para a mãe e feto.
Os objetivos deste estudo foram:
verificar a frequência, o grau e a localização de lacerações perineais associados à utilização da enzima hialuronidase no parto normal; associar a ocorrência de lacerações perineais às condições do parto e ao peso do recém-nascido. Trata-se de uma pesquisa experimental, controlada, randomizada, do tipo ensaio clínico, realizada em 2003, no Centro de Parto Normal do Amparo Maternal, entidade filantrópica localizada na cidade de São Paulo. A amostra foi de 134 parturientes sem partos vaginais anteriores, com 67 por grupo, considerando-se o Grupo 1 - com o uso da enzima hialuronidase injetável no períneo, e o Grupo 2, sem o uso da enzima. Os resultados mostraram que 56,0% das parturientes sofreram algum grau de laceração perineal, sendo 76,1% no Grupo 2 (p<0,001), com prevalência de lacerações de primeiro grau (88,0%) e sem casos de laceração de segundo grau no Grupo 1 (p=0,049). A principal localização da laceração foi no períneo posterior (74,7%), com diferença estatisticamente significante entre os grupos (p=0,018). Em relação aos resultados perineais após o parto, não houve diferença estatisticamente significante quando associados ao puxo, presença de circular do cordão umbilical, duração do período expulsivo, altura do períneo ou peso do recém-nascido. A vitalidade esteve preservada na totalidade dos recém-nascidos, sendo 8 e 9 os menores valores de Apgar no primeiro e quinto minutos, respectivamente. A hipótese estabelecida no estudo de que a enzima hialuronidase injetada no períneo, durante o segundo estágio do parto, reduz a frequência e o grau de lacerações perineais no parto normal foi confirmada. Conclui-se que a injeção de ) hialuronidase no períneo é um método simples e efetivo para a prevenção de lacerações perineais no parto normal, sem riscos para a mulher e seu filho
Many studies have been undertaken with the purpose of contributing towards the prevention of perineal trauma in normal birth. Hyaluronidase enzyme was utilized during the fifties and the sixties to prevent this trauma without harm either to the mother or the fetus.