Construção e validação de um curso a distância para promoção da saúde mamária

Publication year: 2012

Objetivou-se construir e validar um curso a distância para promoção da saúde mamária para os enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família de Fortaleza-CE. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento e criação de coursewares de aprendizagem que podem ser aplicados no ensino e na assistência de enfermagem.

A proposta metodológica foi composta de cinco etapas:

1) análise e planejamento; 2) modelagem; 3) implementação; 4) avaliação e manutenção; e 5) distribuição. O Ambiente Virtual de Aprendizagem da Mama (AVAPMAMA) foi elaborado no período de junho a novembro de 2011 e aprovado pelo COMEPE/UFC, sob o protocolo n° 78/10.

Possui na sua página principal:

home (apresentação, estrutura e cronograma do curso); biblioteca (livros, manuais, referências, glossário); meu espaço (agenda, contato, portfólio); equipe de elaboração; instrumentos dos juízes de conteúdo e dos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família. Além disso, o conteúdo do CASM está disponibilizado em quatro módulos de aprendizagem que contemplam 15 unidades temáticas, contendo itens e subitens. Participaram da validação do curso nove juízes da área de enfermagem, pedagogia e webdesigner que atenderam aos parâmetros de seleção: titulação, produção científica e tempo de atuação com a temática. Esses aspectos receberam uma pontuação mínima de cinco pontos. A partir da análise dos resultados sobre o perfil sociodemográfico dos participantes do estudo, observou-se que 44,4% dos especialistas apresentavam idade na época do diagnóstico variando entre 28 e 40 anos; 33,3% possuíam especialização e doutorado; 44,4% eram casados; 55,6% possuíam tempo de formação variando entre quatro e 13 anos, além de experiência como tutor em EaD; 66,7% referiram tempo de experiência em EaD menor que quatro anos. As variáveis referentes às perspectivas técnicas, didático-pedagógicas, comunicacionais e sociais que apresentaram índice de concordância superior a 65% foram: as informações são compatíveis com os objetivos; a aprendizagem autônoma permite ao aluno acessar suas próprias fontes, ampliando sua aprendizagem; a sequência, a coerência dos conteúdos e as referências acrescentam valor à informação, favorecendo a troca de experiências e a construção dos conhecimentos; o paradigma da aprendizagem é interacionista, construtivista e facilita o processo de aprendizagem; a metodologia é cooperativa, interativa e problematizadora, baseada na identificação e resolução de problemas. As variáveis que obtiveram índice de concordância igual a 50% foram: o designer gráfico das páginas favorece o aprendizado; o usuário tem facilidade de navegação; o aprendizado parte da experiência do aluno; o ambiente propicia a interdisciplinaridade; o conteúdo é construído no processo, sem uma sequência única; o acesso ao ambiente possibilita realizar a discussão dos assuntos. Conclui-se que o curso a distância é uma ferramenta que tem o propósito de ampliar e enriquecer os espaços de convivência nos quais os enfermeiros podem interagir e construir seu próprio conhecimento. Favorece a interatividade, a comunicação, a autonomia e a cooperação entre os participantes e oferece acesso às tecnologias educacionais. Acrescenta-se, ainda, que o processo de ensino-aprendizagem desenvolve vários aspectos do indivíduo (afetivos, cognitivos e psicomotores) que fazem parte da construção do conhecimento.