Dilemas éticos: a percepção de enfermeiros de instituições de medicina diagnóstica
Ethinal dilemmas: the nurse's perception from institutions of medicine diagnostic
Publication year: 2005
Este estudo teve como objetivos revelar os dilemas éticos do cotidiano de enfermeiros de instituições de medicina diagnóstica, e o que consideram na tomada de decisão frente a esses dilemas. Para compreender o vivencial desses enfermeiros nesse contexto, optei pela abordagem qualitativa, vertente fenomenológica, segundo a modalidade "estrutura do fenômeno situado".
Foram realizadas nove entrevistas com duas questões norteadoras:
"Em seu cotidiano, você identifica situações que envolvam dilemas éticos? Fale sobre a sua vivência." e "Frente a um dilema ético, o que você leva em consideração para a tomada de decisão?" Após a descrição dos discursos, foi realizada a análise ideográfica, a partir da qual surgiram sete temas: "(Não) Reconhecimento da existência de dilemas éticos"; "Falta de autonomia profissional"; "(Des) Valorização profissional"; "Fatores envolvidos na tomada de decisão"; "Humanização no relacionamento com a equipe e com o cliente"; "Postura ética" e "Valorização da dimensão técnica". Com a análise nomotética realizada posteriormente, buscou-se revelar as convergências e divergências das unidades de significado interpretadas, com o intuito de perceber a estrutura geral do fenômeno. Com as proposições foi possível desvelar que em Medicina Diagnóstica, os dilemas éticos são percebidos como situações desencadeadas pelo cliente, família, profissionais e instituição. As enfermeiras tomam decisões através da participação de todos os envolvidos na situação, ponderando o custo-benefício de uma ação para o cliente, agindo de forma humanizada, através de suas crenças, respeitando a hierarquia institucional e procurando respaldo médico quando sentem insegurança. A decisão para mudar uma rotina só é tomada quando existem recursos no trabalho. Cumprir normas e condutas da empresa, ser imparcial e humana com a equipe de enfermagem e cliente e ver o que é certo e errado para tomar a posição correta (continuação)diante de uma determinada situação ética, também são fatores considerados na tomada de decisão.
This study tried to reveal the ethical dilemmas in which nurses from institutions of medicine diagnostic live everyday, and what they consider when they make a decision. To understand the nurse's experience in this context, I chose the qualitative analysis, according to phenomenological orientation in which there is the modality "structure of the phenomenon situated".