A apreensão de conhecimento por meio de jogo de aprendizagem
Knowledge building with learning games

Publication year: 2005

Observa-se que desde os tempos primitivos os jogos de aprendizagem têm sua importância. Desse modo, os objetivos deste estudo foram: identificar o conhecimento apreendido pelos treinandos, após a aplicação de jogos de aprendizagem e identificar a existência de variáveis associadas ao grau de conhecimento apreendido pelos treinandos. A metodologia baseou-se em uma pesquisa quase-experimental, por envolver a manipulação de uma variável independente (jogo) para o estudo de uma variável dependente (conhecimento).

O estudo aconteceu em quatro locais:

uma Cooperativa de Trabalho de Profissionais de Saúde, duas Instituições de Ensino Superior e um Hospital Geral. A população-alvo contou com 86 participantes divididos em cinco grupos, que participaram de um jogo sobre Estilos Gerenciais, classificado como aplicado, conforme sua terapêutica; vivência, segundo sua estrutura; colaborativo, pela sua resolutividade; e, de gestão, conforme sua intencionalidade. Antes e após o jogo, os participantes preencheram um questionário, que foi o instrumento de coleta de dados, para medir o seu conhecimento. Os resultados demonstraram que o jogo possibilitou a apreensão do conhecimento e os grupos formados por indivíduos com até graduação completa apresentaram apreensão do conhecimento em maior grau que os outros, e por meio de uma análise de significância pôde-se observar que nível educacional afetou esta apreensão. Os dados mostraram, ainda, que, indivíduos com especialização completa obtiveram maiores porcentuais de acerto no pré-teste, demonstrando que já tinham um conhecimento prévio sobre o assunto. O estudo contribuiu para que instrutores procurem aplicar o jogo e saibam para qual tipo de participantes deve ser empregado; bem como trouxe, ainda, uma sistematização da metodologia de sua validação.
Learning games are important since primitive eras. For this reason, this research aims to identify knowledge building after learning games exposition and to identify variables associated to knowledge level. The methodology was based on almost-experimental design. An independent variable (game) was manipulated to study a dependent variable (knowledge).

Four places were chosen to realize the research:

one Health Workers Cooperative Organization, two Superior Teaching Institutions and one General Hospital. Population were 86 participants for a game Management Behaviors divided into five groups. This game is classified as useful, considering its therapeutic use; living, according to its structure; collaborative, considering its resolution method; and, management game, according to its purpose. Forms were filled before and after the game to collect data. Results showed that knowledge has been built. Groups constituted by graduated participants had built more knowledge than others. A deeper look into the educational level pointed it as a variable that influenced knowledge building. Results also showed that post graduated elements reached higher levels in the pre-test because they have a previous knowledge about the game subject. This research can help teachers to use this learning game with right participants profile. And it also founded a methodology or game validation.