Cuidados de enfermagem na prevenção da infeção do trato urinário associada ao cateter vesical: Que realidade?
Publication year: 2021
As infeções associadas aos cuidados de saúde são um problema a nível mundial. Promovem o prolongamento dos internamentos, agravam o prognóstico, aumentam a morbilidade, a mortalidade e os custos em saúde.
As infeções do trato urinário são das mais comuns e, quando associadas ao cateter vesical, a taxa de infeção ainda se torna mais elevada, conforme indicam várias organizações mundiais de saúde.
Com este trabalho de investigação, pretendíamos verificar se os cuidados de enfermagem desenvolvidos pelos enfermeiros dos serviços das áreas médicas e cirúrgicas, de internamento de adultos, de um centro hospitalar da região centro são realizados em conformidade com as orientações baseadas na evidência científica, de prevenção de infeção do trato urinário associada ao cateter vesical e se as variáveis sociodemográficas e profissionais influenciam essa conformidade.
Tratou-se de um estudo quantitativo, descritivo, analítico e correlacional. O instrumento de colheita de dados utilizado foi o questionário. Participaram no estudo, 155 enfermeiros de 11 serviços de internamento.
Para uma análise mais completa e pormenorizada, decompusemos a nossa variável dependente em nove dimensões e cada dimensão em itens, assim como, atribuímos quatro níveis à conformidade entre os cuidados de enfermagem e as orientações recomendadas.