Literacia em Saúde Materna das grávidas que frequentam o Centro de Saúde Sexual Reprodutiva em Santa Catarina, Santiago, Cabo Verde

Publication year: 2020

A Literacia em Saúde Materna deve ser entendida como a associação de competências cognitivas, sociais e capacidades que permitem à pessoa aceder, compreender e usar informação no domínio da saúde, e em particular durante a gravidez. É fator determinante para a mulher conseguir identificar sintomas que possam afetar a evolução da gravidez, assim como adquirir hábitos de vida saudável necessárias para o decorrer da mesma sem complicações. Assim, reconhece-se a necessidade de elaborar um estudo sobre a Literacia em Saúde Materna das grávidas que frequentam o Centro Saúde Sexual e Reprodutiva de Santa Catarina, Santiago, Cabo Verde.

Objetivos:

Identificar os conhecimentos das mulheres grávidas sobre a promoção da saúde pré-natal, com vista a perceberem os cuidados de saúde que lhes são prestados durante a gravidez; Conhecer as estratégias dessas mulheres grávidas na tomada de decisões promotoras de uma gravidez saudável; Identificar redes de apoio à grávida que contribuam para a literacia em saúde dessas mulheres.

Metodologia:

A investigação tem uma abordagem de natureza qualitativa, e de tipo descritivo. Para a realização desta pesquisa, entrevistaram-se 11 grávidas, entre janeiro e Fevereiro de 2020, por meio de uma entrevista semiestruturada. As mesmas foram gravadas em áudio e posteriormente traduzidas e transcritas integralmente, tendo sido feita a análise de conteúdo segundo as orientações metodológicas de Bogdan e Biklen (1994).

Resultados:

Os dados das 11 entrevistas foram analisados e organizados a partir dos objetivos do estudo, definindo-se, a partir destes, 3 grandes categorias: Conhecimentos da grávida em relação à gravidez; Estratégias/ações e interações das grávidas que contribuem para a literacia em saúde materna; Redes de apoio da grávida que contribuem para a literacia em saúde materna.

Conclusões:

O resultado permite-nos concluir que a maioria das grávidas entrevistadas não tem um conhecimento desejável a nível da literacia em saúde materna, mas apenas a minimamente adequada, pelo que se percebe que não estão totalmente preparadas para interagir com informações recebidas sobre a saúde durante as consultas pré-natais, tendo ficado evidenciada uma inadequada literacia em saúde materna. Desta forma, consideramos que aprofundar o conhecimento sobre a temática em estudo face ao papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstétrica, doravante designado por EESMO, nos conduzirá a incentivar formações e estimular a presença do mesmo a nível primário, indo ao encontro das reais necessidades da pessoa, elevando conhecimentos em literacia em saúde materna. Servirá de igual forma para o despertar profissional no sentido de uma assistência humanizada, permitindo dar visibilidade às competências específicas do EESMO