Autoperceção das competências parentais maternas no cuidar do recém-nascido prematuro aquando da alta da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais

Publication year: 2021

Enquadramento:

O nascimento de um recém-nascido prematuro (RNP) é uma experiência desafiante para todos os envolvidos, podendo afetar a perceção que a mãe tem sobre si mesma quanto ao sucesso com que realizará as tarefas parentais. A perceção da capacidade para cuidar do RNP pode ser influenciada pela perceção de autoeficácia (PAE) das mães, assumindo os enfermeiros um papel crucial nesta transição, no apoio e capacitação dos pais.

Objetivos:

Analisar a perceção de autoeficácia parental (PAP) das mães dos RNP internados na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN), na fase de pré regresso a casa e analisar a relação entre a perceção de apoio familiar e a PAP dessas mães.

Metodologia:

Estudo quantitativo, descritivo e correlacional, transversal com uma amostra de 38 mães. Os dados foram obtidos através de um questionário ao qual as mães responderam sob a forma de autorrelato escrito, que incluía os dados sociobiográficos, a Escala de Perceção de Autoeficácia da Parentalidade Materna (EPAEPM) e a Escala de Apgar Familiar (EAF). A análise dos dados foi realizada com o software IBM SPSS Statistics V. 24.

Resultados:

A maioria das mães apresentam uma PAP elevada, somente 5,92% das mães se autoavaliou com uma PAP razoável, sendo que a Dimensão 3 - Ler Comportamento foi a que obteve respostas mais baixas, evidenciando maior necessidade de intervenção nos itens 3, 15 e 16. As variáveis identificadas inicialmente como possíveis fatores não se revelaram preditivas da PAE materna, excetuando-se o apoio familiar percebido, que revelou estreita relação com a PAE materna, nomeadamente na Dimensão 2 ? Eliciar Comportamento, embora no limiar da significância estatística (r=0,267; p=0,053). A maioria das mães revelou uma perceção de apoio familiar (PAF) elevada e manifestou-se muito satisfeita com os cuidados observados durante o internamento.

Conclusão:

A avaliação da PAEPM permitiu identificar fragilidades na Dimensão 3 - Ler Comportamento. O conhecimento dos itens revelados pelas mães como de maior fragilidade na sua PAE, contribuirá para que os profissionais possam individualizar um plano de preparação para a alta clínica, que vá ao encontro das suas necessidades específicas. Palavras-chave: Recém-Nascido Prematuro; Autoeficácia materna; Apoio familiar, Parentalidade; Prematuridade; Enfermagem.