Desenvolvimento de um dispositivo médico inovador para reabilitação pós fratura do fémur proximal: Estudo de usabilidade
Publication year: 2021
A Fratura do Fémur Proximal (FFP), é um dos maiores e mais graves problemas associados ao envelhecimento e de saúde pública. O desenvolvimento do protótipo do dispositivo médico (DM), ABLEFIT, para realização de exercício físico no leito, poderá tornar-se num recurso de apoio no processo de reabilitação da pessoa pós FFP. A efetiva participação do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação (EEER) nos estudos de usabilidade contribui para a segurança e qualidade na prestação dos cuidados especializados. Esta investigação pretendeu avaliar a usabilidade e ergonomia do ABLEFIT para a reabilitação da pessoa pós FFP.
Estudo observacional descritivo, com utilização de uma metodologia mista, com recolha de informação através de dois grupos focais e aplicação de um questionário de usabilidade. Ambos os grupos focais incluíram oito participantes, um grupo de utilizadores finais, pessoa pós FFP, e outro de EEER. Os dados quantitativos, foram analisados com recurso ao programa informático SPSS v25, para a análise dos grupos focais foi utilizada a técnica de análise de conteúdo.
Da análise descritiva dos resultados quantitativos, evidencia-se unanimidade em ambos os grupos de uma apreciação positiva, constatando-se pontuações mais elevadas no grupo focal A: Utilidade do Dispositivo Médico grupo A (M=60 ± 4,72), grupo B (M=44,88 ± 4,72); Facilidade de Uso grupo A (M=52,5 ± 4,72), grupo B (M=42,38 ± 4,72); Facilidade de Aprendizagem grupo A (M=33,13 ± 3,82), grupo B (M=25,63 ± 3,82); Satisfação/Intenção de Uso grupo A (M=71 ± 4,79), grupo B (M=60,5 ± 4,79).
De uma forma global, os participantes de ambos os grupos focais consideram útil a integração do dispositivo num programa de reabilitação para o fortalecimento muscular da pessoa pós FFP, necessitando de oferta de maior variedade de exercícios para os membros inferiores, e de exercícios com exigência crescente de dificuldade. Alguns dos participantes do grupo B, utilizadores finais, tem perceção de que a aprendizagem e utilização do DM é complexa.
Sugere-se a integração de parâmetros no DM: biofeedback, sinais vitais, saturação de oxigénio, nível de dispneia e esforço (Escalas de Borg), associado a telemetria.
Este estudo permitiu aferir a usabilidade do ABLEFIT na reabilitação da pessoa pós FFP, participar no seu aperfeiçoamento e desenvolvimento de futuros protótipos, e contribuir para a prestação de cuidados de Enfermagem de Reabilitação de maior qualidade.