O brincar na promoção do desenvolvimento da criança com necessidades especiais de saúde: contributo do enfermeiro especialista

Publication year: 2020

O presente relatório ambiciona espelhar um percurso de aprendizagem desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização de Saúde Infantil e Pediatria para aquisição e desenvolvimento de competências Comuns de Enfermeiro Especialista e Específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e ainda, neste sentido, procurou-se explicitar o diagnóstico de situação, a definição de objetivos, as atividades concretizadas nos diferentes contextos de estágio, as estratégias e recursos utilizados e os principais resultados alcançados, articulando de forma sustentada numa metodologia reflexiva, crítica e construtiva sobre a prática. A problemática central deste relatório surgiu com a necessidade de desenvolver e aprimorar competências técnico-científicas e relacionais, com especial enfoque no brincar como promotor do desenvolvimento da criança com necessidades especiais de saúde, sendo este o catalisador no planeamento e concretização deste meu percurso formativo. O brincar surge como estratégia para minimizar as consequências negativas que a hospitalização prolongada frequente provoca na criança com necessidades especiais de saúde e nas repercussões que poderá trazer para o seu desenvolvimento. No decorrer deste relatório pretendo demonstrar o benefício da utilização do brincar na promoção do desenvolvimento da criança com necessidades especiais de saúde e os desafios que são colocados ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica para sua utilização como intervenção de enfermagem, nos vários contextos da prática. Na conquista desta perícia foi mobilizada a Teoria da Transição de Afaf Meleis, como referência conceptual de enfermagem, integrada na filosofia dos cuidados centrados na família e dos cuidados não-traumáticos, o que permitiu e facilitou a aquisição e desenvolvimento de competências atribuídas àquele que possui grau de mestre, assim como das competências clínicas especializadas definidas pela Ordem dos Enfermeiros.
This report reflects the learning process acquired in the Nursing Master's Degree and Specialization in Child Health and Pediatrics for Specialist Nurse skills acquisition and development. Describes the situation diagnosis, objectives definition, the activities carried out in the different internship contexts, the strategies and resources used and the main results achieved using a reflective, critical and constructive methodology. The central issue in this report arose with the need to develop and improve technical, scientific and relational skills, with a special focus on playing as a promoter of children with special health needs development. Playing emerges as a strategy to minimize the negative consequences of prolonged hospitalization on children with special health needs and the repercussions that it can bring to their development. Throughout this report I intend to demonstrate the benefits of play in children with special health needs development and the challenges that Specialist Nurse in Child Health and Pediatrics faces on its use as a nursing intervention. The Afaf Meleis Transition Theory was used as a conceptual nursing reference, integrated in the family-centered and non-traumatic care philosophy, which allowed and facilitated the skills acquisition and development attributed to those who have a Master's Degree, as well as the specialized clinical skills defined by the Portuguese Order of Nurses.