Movendo-se entre a liberdade e a reclusão: vivendo uma experiência de poucos prazeres ao vir-a-ser um familiar cuidador de uma pessoa com AVC
Moving between the freedom and the reclusion: living an experience of few pleasures in becoming a family caregiver of a stroke survivor
Publication year: 2001
O estudo foi realizado com familiares cuidadores de pessoas com Acidente Vascular Cerebral (AVC), que estavam vivenciando o seu papel.
Teve como objetivos:
compreender a experiência interacional cuidador-ente após AVC, segundo a perspectiva do familiar cuidador e desenvolver um modelo teórico representativo dessa experiência. Utilizou-se como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e como referencial metodológico a Grounded Theory. As estratégias para obtenção dos dados foram a observação e a entrevista.Dos resultados emergiram dois fenômenos:
sendo surpreendido pela doença e assumindo o cuidado no domicílio. A partir dos quais nos possibilitou identificar a categoria central - MOVENDO-SE ENTRE A LIBERDADE E A RECLUSÃO: VIVENDO UMA EXPERIÊNCIA DE POUCOS PRAZERES, AO VIR-A-SER UM FAMILIAR CUIDADOR DE UMA PESSOA COM AVC. A compreensão da experiência nos permitiu ampliar o conhecimento, referente ao movimento que eles empreendem na vivência, denominado por nós como: movendo-se entre a liberdade e a reclusão.
This study was conducted having family caregivers of a stroke survivor as participants.