A enfermagem de reabilitação na capacitação para o autocuidado da pessoa com acidente vascular cerebral

Publication year: 2020

Enquadramento:

O surgimento de doenças agudas e consequentemente a sua evolução para doenças crónicas, leva a que cada vez mais existam pessoas em situação de dependência. A transição para o estado de dependência, por vezes, torna-se, para o próprio indivíduo, difícil de gerir, tanto como para a própria família, que frequentemente assume o papel de cuidador. É por isso essencial, que a Enfermagem de Reabilitação se centre na dependência das pessoas, de forma a garantir a máxima independência, capacitando-as para o autocuidado.

Objetivo:

Descrever o processo de aquisição de competências de Enfermagem de Reabilitação e de Mestre, as atividades desenvolvidas no Estágio Final e evidenciar os ganhos sensíveis a um programa de enfermagem de reabilitação.

Metodologia:

Implementou-se uma estratégia de intervenção profissional, com base na metodologia de estudo de caso, na Teoria de Enfermagem do Défice do Autocuidado de Orem, na Teoria das Transições de Meleis e avaliação dos resultados na capacitação para o autocuidado. Foi selecionada uma amostra por conveniência com os critérios de inclusão, situação de dependência após Acidente Vascular Cerebral, que comprometia a sua capacidade funcional para o autocuidado.

Resultados:

Os dados recolhidos antes e após as intervenções do enfermeiro de reabilitação indiciam uma melhoria da funcionalidade da pessoa, reduzindo a dependência no autocuidado, proporcionando ganhos em saúde.

Conclusão:

O desenvolvimento de competências de Enfermagem de Reabilitação e de Mestre, inicialmente planeadas foram adquiridas, tendo contribuído para a melhoria funcional das pessoas abrangidas pela intervenção do enfermeiro de reabilitação.

Framework:

The emergence of acute illness and consequently its evolution to chronic illness, leads to more and more people in a situation of dependency. The transition to a state of dependency sometimes becomes difficult for the individual to manage, as well as for the family, who often assume the role of caregiver. It is therefore essential for Rehabilitation Nursing to focus on people's dependence, in order to guarantee maximum independence, enabling self-care.

Objective:

Describe the process of acquiring R ehabilitation Nursing and Master's skills, the activities developed in the Final Internshipand highlight the significant gains with a rehabilitation nursing program.

Methodology:

Aprofessional intervention strategy was implemented, based on the case study methodology, on Orem's Self-Care Deficit Nursing Theory, the Meleis Transition Theory and evaluation of the results in training for self-care. A convenience sample was selected based on the inclusion criteria, a situation of dependence after a stroke, which compromised their functional capacity for self-care.

Results:

The data collected beforeand after the rehabilitation nurse’s intervention indicate an improvement in theperson’s functionality, reducing self-care dependence, providing health gains.

Conclusion:

The development of Rehabilitation Nursing and Master's skills, initially planned, were acquired, having contributed to the functional improvement of the people covered by the intervention of the rehabilitation nurse.