A organização do trabalho, a carga de trabalho e o dimensionamento de pessoal de enfermagem em ambulatórios de quimioterapia em Minas Gerais
Publication year: 2021
A organização do trabalho, a carga de trabalho e o dimensionamento de pessoal de enfermagem em ambulatórios de quimioterapia em Minas Gerais. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.
Introdução:
O tratamento quimioterápico no nível ambulatorial é um desafio, pois o câncer como um problema de saúde pública, no Brasil e mundo, tem crescido em número e complexidade. Neste contexto, a enfermagem se destaca, não apenas por sua quantidade de profissionais, mas pela capacidade de gestão da unidade e de casos, atuando com primazia no cuidado. Contudo, cabe ao enfermeiro, responsável técnico, a garantia de um adequado quantitativo de profissionais para a realização dos cuidados de forma segura e com qualidade. O gerenciamento de recursos humanos se inicia com a previsão quanti-qualitativa de profissionais e se mantém com a avaliação contínua da carga de trabalho a fim de se adequar o quantitativo conforme demanda. No entanto, esse dimensionamento constitui-se como um desafio para o trabalho do enfermeiro gestor, por impactar tanto na qualidade quanto nos custos assistenciais. Destaca-se que na oncologia ambulatorial há uma carência de evidências científicas, legislações e recomendações que balizem as tomadas de decisão para esse dimensionamento.Objetivo:
Analisar a organização do trabalho e as formas de mensuração da carga de trabalho e dimensionamento de pessoal de enfermagem utilizados em ambulatórios de quimioterapia do estado de Minas Gerais.Método:
Pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, desenvolvida com 20 enfermeiros gestores de ambulatórios oncológicos de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de formulário online, composto pelo TCLE e 54 perguntas concernentes ao perfil dos respondentes, dos serviços, organização do trabalho e do dimensionamento de pessoal. Os dados foram submetidos a análise estatística descritiva e de correlação, por meio de software IBM SPSS versão 23. Foram obedecidos os requisitos éticos. O projeto foi aprovado pelo COEP-UFMG.Resultados:
75% dos enfermeiros possuem mais de 6 anos de experiência na oncologia ambulatorial e 75% a caracterizaram como alta complexidade. 60% dos ambulatórios estão localizados na região metropolitana de Belo Horizonte, sendo 40% em clínicas oncológicas. 55% dos serviços não possuem certificado/ acreditação. A mediana do número de profissionais enfermeiros é de 5,5 e de técnicos é de 3. Quanto ao perfil estrutural, o número de leitos/poltronas para infusão de quimioterapia variou entre 10 e 30, sendo o quantitativo de pacientes/dia atendidos pelos ambulatórios variado de 10 a 100. 50% funcionam de segunda a sexta-feira das 07:00 às 19:00 horas. Todos conhecem as Resoluções ANVISA nº 220/2004 e Cofen nº 569/2018, enquanto 90% conhecem a Resolução Cofen nº 543/2017 e 55% dizem conhecer o método de Sítio Funcional. Contudo, apenas 10% relataram ter recebido capacitação para dimensionar equipe. 55% dos enfermeiros relataram não utilizar nenhum instrumento para dimensionamento. 65% não utilizam nenhum instrumento para monitorar carga de trabalho. Destaca-se que 66,7% consideraram o quadro de pessoal adequado e 65% sentiam segurança para dimensionar.Conclusão:
A organização do trabalho de enfermagem e a realidade operacional dos ambulatórios estudados são heterogêneos, mas demonstram fragilidade no domínio dos enfermeiros quanto a formas de monitorização da carga de trabalho e dimensionamento de pessoal. Os resultados deste estudo constituem- se como importante alerta quanto a necessidade de aprofundamento desse conhecimento junto aos enfermeiros para que se estabeleçam melhorias no processo de organização do trabalho para manutenção de uma assistência de qualidade e segura.
Work organization, workload and nursing staff dimensioning in chemotherapy outpatient clinics in Minas Gerais. 2021. 118 f. Dissertation (Master in Nursing) – School of Nursing, Federal University of Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.