Relatório de estágio: Abordagem especializada ao doente crítico
Publication year: 2021
Este relatório surge no âmbito do término do 7º curso de mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, lecionado na Escola Superior de Saúde de Leiria. Procura descrever de forma sistematizada as atividades e reflexões conducentes à aquisição de competências especializadas em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, para obtenção do grau de Mestre.
Encontra-se delimitado em duas partes:
A primeira parte procura explorar o percurso do estudante durante os períodos de Ensino
Clínico, bem como o enriquecimento no seio dos mesmos. Tem como objetivo analisar e
descrever, com base num pensamento reflexivo e crítico, as atividades desenvolvidas, que se traduzem no desenvolvimento de competências e práticas do cuidado à pessoa em situação crítica, nomeadamente competências comuns e específicas. Estes decorreram entre maio de 2019 e janeiro de 2020, em três locais distintos: no Serviço de Urgência Geral do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra-Pólo B, no Serviço de Medicina Intensiva dos Hospitais da Universidade de Coimbra e, na Unidade de Queimados-Celas.
Reconhecida a Violência, em todas as suas dimensões, como um preocupante problema de saúde pública, justifica-se a tomada de iniciativas no quadro do Sistema de Saúde, na perspetiva de melhorar os modelos organizativos dos serviços e incrementar a qualificação dos profissionais para responderem rápida e adequadamente. Neste contexto insere-se a segunda parte do presente relatório, tendo sido elaborado um estudo de investigação que consistiu numa revisão sistemática da literatura, através da análise de vários artigos da temática relativa à efetividade da formação dos Enfermeiros sobre a atuação perante a vítima de Violência Doméstica em contexto de Serviço de Urgência geral, na melhoria dos conhecimentos e intervenções.