Gestão de referência e contra referência na atenção ao ciclo gravídico puerperal: a realidade do Distrito de Saúde do Butantã
Reference/cross reference management in a medical/nursing global assistance to child/mother
Publication year: 2002
O presente estudo investigou os mecanismos de referência e contra-referência utilizados em Distrito Sanitário do Município de São Paulo, por serem os constituintes na promoção do princípio da integralidade do SUS. A pesquisa teve como lócus os serviços de saúde do Distrito de Saúde de Butantã e tomou como referência o sub-programa de assistência à mulher no ciclo gravídico-puerperal. Buscou-se nestes serviços analisar o funcionamento dos mecanismos de referência e contra-referência formalmente instituídos como um dos pilares do sistema. Nesta trajetória, foram levantados os elementos que servem de vetores para a compreensão da maneira pela qual os serviços ofertados e os mecanismos em questão, contribuem para o princípio da integralidade, preconizado pelo Sistema Ùnico de Saúde - SUS. A metodologia utilizada tomou como base, a assistência à mulher no ciclo gravídico-puerperal de baixo risco com base documental, para evidenciar em que medida reflete a presença dos mecanismos acima citados de referência e contra-referência contribuem na construção do princípio da integralidade. Foram estabelecidas categorias de análise verificadas num cortejo contínuo de duas matrizes informativas. A primeira constituída pelo levantamento e análise dos prontuários, com procedimento quantitativo de resultados e apontou a pertinência da segunda, qual seja, a inclusão de entrevistas com os gestores de serviços, envolvidos na atenção em rede hierarquizada, de complexidade primária e secundária. Foram utilizados instrumentos, um para coleta de dados e avaliação documental. E outro de entrevista semi-estruturada, isto porque foram incorporados depoimentos que colabararam na fase de interpretação dos dados. Considerando os resultados, constatou-se que o sistema de saúde no Distrito de Saúde do Butantã, na área de responsabilidade do HU-USP, apresenta-se ainda em formação. A atenção básica é desenvolvida sem delimitação territorial, ) com exceção de uma unidade. A hierarquia por nível de complexidade existe empiricamente; cada qual desenvolve ações dentro das fronteiras da tecnologia e limite de recursos de produção, sem a efetiva coordenação do Estado como legítima função. Os mecanismos de referência e contra-referência existem, os formais e informais, porém não garantem o acesso aos distintos níveis. A participação da sociedade cívil não é fomentada, tornando incipiente o efetivo exercício dos usuários ao atendimento.
The goal of this study was to analyze management of the reference/cross reference system in a public system of medical care regarding child/mother care. The study was done in the Butantã municipal health district. We researched the offer of services and the mechanisms linked to reference and cross/reference in the context of mother/child care in a population of low risk pregnancy. We looked at those mechanisms relating to their contribution to a global health care system, mandated by our constitution. We analyzed the medical records and interviewed medical care providers, and selected indicators in the medical records to be evaluated; medical care providers were interviewed with an exploratory type of structured interview. The results show that in this setting, the Butantã municipal health district organization as a comprehensive medical care system is not operative yet. The care actions are not coordinated and the reference/cross reference systems are informally established and do not ensure access to the health care system for everyone. There is not involvement of the community in the management of this system and no democracy in the setting of the goals.