A saúde coletiva nos estabelecimentos de primeiro nível de atenção na sub-região de saúde Puno-Peru: visibilizando o trabalho da enfermagem
Publication year: 2002
A prática dos agentes de enfermagem, em estabelecimentos de primeiro nível de atenção à saúde, foi estudada vinculada ao trabalho dos demais profissionais dos estabelecimentos de primeiro nível de atenção da Sub-Região de Saúde de Puno-Peru. Procurou-se contextualizar a enfermagem em primeiro nível de atenção, compreendendo suas características históricas e sociais relacionadas com a enfermagem em geral, com o setor saúde e a sociedade peruana. Os objetivos desta investigação foram apreender as práticas realizadas pelos agentes de enfermagem, especialmente da enfermeira e analisar o processo de trabalho na enfermagem nos estabelecimentos do primeiro nível de atenção, enquanto prática social e historicamente determinada e articulada com o processo de trabalho em saúde. A metodologia adotada foi a qualitativa de abordagem histórico-estrutural, que supõe uma perspectiva dialética.
As categorias analíticas:
as políticas públicas de saúde, o modelo assistencial e a organização das práticas de saúde e de enfermagem, elaboradas previamente, foram articuladas com as categorias empíricas. As técnicas de investigação usadas foram a observação direta, a entrevista dirigida aos agentes de enfermagem dos estabelecimentos de saúde referidos e a análise documental. A análise da informação foi realizada com a técnica de análise de discurso, sendo extraídas três categorias empíricas sobre o objeto de estudo: práticas de assistência, de gerência e de ensino. Os resultados obtidos foram analisados, discutidos à luz dos conceitos da "organização tecnológica do trabalho" e "processo de trabalho" que permitiram identificar os elementos de trabalho nos estabelecimentos de primeiro nível de atenção à saúde de Puno-Peru.Com isto se verificou a existência de duas tendências da organização:
o modelo assistencial, em que o indivíduo enfermo é identificado como objeto de assistência, cujas manifestações ou queixas do usuário e a ) prescrição medicamentosa apresentam-se como instrumentos de trabalho e a busca da melhoria do corpo enfermo constitui a finalidade. O modelo programático aparece como objeto do processo de trabalho, os indivíduos sadios, em razão de sua intervenção nos programas, as enfermeiras tentam prevenir a enfermidade, como instrumento de trabalho, estas desenvolvem um conjunto de ações individuais, grupais e coletivas. A enfermeira foi identificada como a profissional da equipe que mais realiza a atenção direta ao usuário e, em sua prática, evidenciou-se como a gerente responsável, organizando e facilitando o trabalho de toda a equipe de saúde dos estabelecimentos de primeiro nível de atenção.
The practice of the Nursing agents in the institutions of first level of attention was studied linked to the work of the rest of professionals from institutions of first level of attention of Health Sub-Area of Puno-Peru. The Nursing contextualization was searched in first level of attention consisting of its historical and social characteristics related to the nursing in general, with the health field and the Peruvian society. The purposes of this research were to apprehend the activities realized by nursing agents specially the nurse and to analyse the work process in Nursing in the institutions of first level of attention while social practice and historically determined and articulated with the work process in health. The qualitative of historical-structural approach methodology was adopted and supposes a dialectical perspective.