Análise comparativa das escalas psicométricas de depressão: um subsÃdio para a avaliação clÃnica do enfermeiro psiquiátrico
Publication year: 2002
Este estudo foi realizado com pacientes depressivos, internados em hospital psiquiátrico, recebendo eletroconvulsoterapia; por meio de entrevistas foram aplicadas, em momentos especÃficos, três escalas de avaliação psicométrica; foram levantados os dados do prontuário médico dos pacientes e feito o seguimento ambulatorial dos mesmos. Os objetivos foram analisar a evolução da intensidade/gravidade dos sintomas depressivos por meio das pontuações em escalas psicométricas, comparar os resultados das pontuações das escalas entre si e avaliar a evolução da resposta. A metodologia quantitativa foi usada e, optou-se por discutir os resultados de cada paciente em separado para depois agrupá-los. Pela análise dos resultados, verificou-se que os resultados das escalas de modo individual apresentaram evolução compatÃvel entre si; em relação à comparação do resultado final das escalas concluiu-se que houve alto Ãndice de correlação; em relação aos resultados das escalas e os dados do prontuário também ocorreu correlação alta e somente em um caso houve discordância total dos resultados; em relação à evolução das respostas em 58,3% dos casos não houve resposta em benefÃcios, mantendo-se o grau de depressão inicial, em 25,0% houve manutenção do quadro depressivo com redução do grau e intensidade da sintomatologia depressiva e em 16,6% houve benefÃcios com significativa melhora da intensidade e do grau da sintomatologia depressiva.
This study was carried through on depressive patients interned in a psychiatric hospital, that received electroconvulsive therapy. Interviews were applied at specific moments, using scales of psychometric evaluation; made the collect of the patients' medical handbook and ambulatorial pursuing data.