A vulnerabilidade ao adoecimento e morte por Aids em usuários de um serviço ambulatorial especializado em DST/AIDS do município de São Paulo

Publication year: 2002

Este estudo teve como finalidade subsidiar a reorientação das intervenções de enfermagem em um Serviço Ambulatorial Especializado em DST/AIDS (SAE DST/AIDS) do município de São Paulo, tendo como objetivos identificar a vulnerabilidade ao adoecimento e à morte por aids em um usuário desse serviço e descrever os elementos protetores e potencializadores do adoecimento e da morte por aids. O conceito de vulnerabilidade norteou a construção do estudo e a análise do material empírico. Os dados foram coletados dos prontuários clínicos e através de entrevistas individuais com doze homens com aids, usuários do SAE DST/AIDS.

As categorias empíricas identificadas foram:

o impacto do diagnóstico e o viver das pessoas com aids. A análise permitiu caracterizar a vulnerabilidade ao adoecimento e à morte por aids através da identificação de outros elementos, que não biológicos, presentes no cotidiano das pessoas com aids, que potencializam sua vulnerabilidade ou protegem-nas do adoecer, de acordo a dinamicidade e a complexidade com que interagem. No conjunto dos elementos potencializadores do adoecimento destacaram-se a simultaneidade da identificação do HIV e do diagnóstico da aids, a identificação involuntária do HIV/AIDS, a matrícula tardia em um serviço especializado em DST/AIDS, a discriminação e o preconceito, a depressão, o desemprego, a falta de apoio familiar e dos amigos, a insuficiência de conhecimentos sobre o agravo, no que tange à identificação de sinais e sintomas de doenças associadas, ao tratamento, às medidas de proteção e os cuidados paliativos, à importância do diagnóstico precoce de doenças oportunistas, os hábitos ou os comportamentos que configuram situações de exposição e reinfectação pelo vírus, a irregularidade no tratamento medicamentoso, a descrença na eficácia do tratamento, as reações e os fatores colaterais intenso à terapia medicamentosa, ) a ausência de um projeto de vida e as dificuldades financeiras.

Os elementos protetores identificados foram:

o reconhecimento e a aceitação do diagnóstico, a crença religiosa, o apoio da família e dos amigos, a adesão ao tratamento, a adoção de comportamentos preventivos, a atividade profissional, as atividades de lazer, os projetos de vida e os sonhos, a realização de cuidados paliativos, a existência de vínculo e o acolhimento dos profissionais, o convívio com outras pessoas com HIV/AIDS, o acesso a um serviço de saúde especializado e a flexibilidade nos horários de atendimento.
The aims in this study to subsidize the advisement of nursery assessment in a STD/AIDS (Sexually Transmitted Disease / Acquired Immunodefiency Disease Syndrome) Specialized Clinic Service as well as to identify the illness and death vulnerabilities by AIDS. In addition, we intended in this present study to describe the protector and powerful elements of illmess and death by AIDS. Furthermore, this study and its analyse were based on vulnerability concept. Twelve men, SAS-STD/AIDS (Specialized Clinic Service-Sexually Transmitted Disease / Acquired Immunodeficiency Syndrome) users that have AIDS, were interviewed and have their clinical historic assessed to data collection of this study.

Two empirical status were identified:

diagnostic impact and the life's quality of AIDS patients. This analyse allowed to caractherize the illness and death vulnerability by AIDS through the other, non biological elements, that were commonly seen in AIDS patients, and that could to power and protect patients against this illness, according with dynamic and complexe ways of action of this disease. Considering the powerful elements as a whole, we could point out facts such as the simultaneous way of HIV (Human Immunodeficiency Virus) identification and AIDS diagnostic; the involuntary HIV/AIDS identification, late subscription in a DST/AIDS Specialised Service; discrimination and prejudice; the depression; the unemployment; lack of familiarly and friendly; lack knowledge about the disease related to identification of signals and symptoms of the associated diseases, treatment, protection and paliative cares, the importance of early diagnostic of opportunists diseases, habits and behaviours that represent exposition and situations by the virus, the irregularity of treatment, lack trust to efficacy of treatment, the intense side effect and reactions to medicine , the absence of hopeless and financial difficulties.

The protector elements were:

recognition and acceptance of diagnostic, religious belief familiarly and friendly support, treatment entry, preventive behaviour, professional and leasure activities, hopeless in their life with good perspectives, existence of relationship between patients and healthy professionals, relationship with other patiets whit AIDS, the access to specialized healthy service with flexible attendance schedule.