A assistência de enfermagem perioperatória na visão do enfermeiro e do paciente cirúrgico idoso
Perioperative nursing care: nurses and elderly patients perceptions
Publication year: 2002
Este estudo teve como objetivos:
analisar a percepção do enfermeiro, no período perioperatório, em relação à assistência de enfermagem prestada ao paciente cirúrgico idoso; analisar a percepção do paciente cirúrgico idoso, no período perioperatório, em relação à assistência de enfermagem, e finalmente, comparar a percepção do enfermeiro e do paciente idoso, em relação à assistência de enfermagem, no período perioperatório. Participaram deste estudo 30 enfermeiros e 50 pacientes cirúrgicos idosos.Foram utilizados dois formulários para os pacientes:
o primeiro para a avaliação do estado mental e o segundo para a realização da pesquisa propriamente dita. Foi utilizado um formulário para os enfermeiros da U.I. e outro para os enfermeiros do C.C.Os resultados possibilitaram as seguintes conclusões:
a percepção dos enfermeiros da U.I. e C.C., em relação à assistência prestada aos idosos, está voltada, em maior percentual, para os aspectos emocionais dos pacientes; a assistência sugerida pelos enfermeiros da U.I. para os pacientes idosos, no período pós-operatório, está voltada para o aspecto físico- específico; os enfermeiros do C.C. sugeriram, para os pacientes idosos, uma assistência voltada para o aspecto físico e emocional. Em relação à assistência de enfermagem da U.I. e do C.C, os pacientes cirúrgicos idosos tiveram a percepção relacionada aos aspectos físicos. A percepção dos pacientes idosos no P.O.I. foi relacionada ao aspecto expressivo da assistência de enfermagem. Comparando-se a percepção dos enfermeiros da U.I. com a dos pacientes cirúrgicos idosos, na U.I. no período pré-operatório, verifica-se que a percepção dos primeiros em relação à assistência está voltada para os aspectos emocionais (66,67%), enquanto a dos últimos para os aspectos físicos (70,00%). Comparando-se a percepção dos enfermeiros do C.C. com a dos pacientes cirúrgicos idosos, no C.C., no período transoperatório, ) verifica-se que a percepção dos primeiros em relação à assistência está voltada para os aspectos emocionais (41,67%), enquanto a dos últimos para os aspectos físicos (62,00%). Comparando-se a percepção dos enfermeiros no P.O.I., com a dos pacientes cirúrgicos idosos no P.O.I., verifica-se que a percepção dos primeiros em relação à assistência está voltada para os aspectos físicos (66,67%), enquanto a dos últimos para os aspectos emocionais (52,00%). A partir dos resultados fizeram-se sugestões nas áreas de assistência, ensino e pesquisa.
This report has as objectives the analysis of the nurse's perception during the perioperative nursing care provided to elderly surgical patients, analyze the elderly surgical patient's perception of nursing care during the perioperative period and finally compare the perception of nurses and elderly surgical patients in respect to nursing care during the perioperative period. 50 elderly surgical patients and 30 nurses took part in this research. Two forms were used for the patients, one for the assessment of their mental status and the second to realize the research itself. For nurses, a from was used for those on Surgical Ward and another one for the Operating Room nurses.