O enfermeiro de família na literatura em saúde para a prevenção de doença cardiovascular
Relatório de estágio em enfermagem de cuidados de saúde à família em contexto de USF: O enfermeiro de família na literatura em saúde para a prevenção de doença cardiovascular

Publication year: 2021

O presente Relatório de Estágio surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem Comunitária - Área de Enfermagem de Saúde Familiar, da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, visando a aquisição do título de Mestre e Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar. Os ensinos clínicos decorreram entre março de 2019 e março de 2020, na Unidade de Saúde Familiar Rafael Bordalo Pinheiro (USF RBP). O objetivo primordial deste relatório é documentar, descrever e analisar de forma sistematizada, as atividades e reflexões conducentes à aquisição das Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar, bem como realizar um trabalho de investigação de prática especializada baseada na evidência (revisão integrativa da literatura). Estruturalmente o documento é constituído por quatro capítulos. O primeiro é relativo ao contexto da prática onde foram desenvolvidos os diversos ensinos clínicos; o segundo capítulo abarca a fundamentação teórica para a prática especializada em Enfermagem de Saúde Familiar; no terceiro capítulo abordo as Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área da Saúde Familiar e no quarto capítulo realizo uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL) subordinada ao tema “Literacia em saúde e prevenção de doença cardiovascular”. A escolha da temática prende-se com a experiência adquirida em ensino clínico, prevalência da doença cardiovascular (DCV) na população adulta e os níveis de literacia em saúde da população sobre DCV e sua prevenção.

Esta revisão integrativa foi orientada pela questão de investigação:

“Literacia em saúde do adulto previne a doença cardiovascular?”. Após ter sido delineada a estratégia de pesquisa, tendo por base a mnemónica PICo, procedeuse à pesquisa através de bases de dados científicas, tendo-se obtido sete referências elegíveis para inclusão na revisão. Da análise das referências incluídas, conclui-se que a literacia em saúde é vista como determinante de sucesso na prevenção, tratamento e reabilitação da DCV. Concomitantemente, emerge a necessidade de estratificação do risco de DCV, a utilização e uniformização de instrumentos de avaliação da literacia em saúde, bem como a criação de instrumentos de avaliação da literacia em saúde adaptados à DCV.