Publication year: 2021
Introdução:
Relatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar. Tem por objetivos documentar a reflexão crítica quanto à aquisição e o desenvolvimento das competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros. Procura ainda dar resposta à problemática emergente, quanto ao cuidar na multiculturalidade, tendo como referencial a Teoria Transcultural de Madeleine Leininger. Está dividido em duas partes. Na Parte I, contextualiza-se o ensino clínico, fundamentam-se teoricamente os conceitos de Família e Enfermagem de Saúde Familiar e documenta-se a aquisição das competências do enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar. A Parte II consiste na Revisão Sistemática da Literatura (RSL) quanto à problemática identificada. Metodologia:
RSL com base no protocolo do Joanna Briggs Institute, que visa dar resposta à inquietação referente à multiculturalidade, sob a questão de investigação: Quais são as vivências dos enfermeiros de família na prestação de cuidados de enfermagem a famílias imigrantes, em cuidados de saúde primários? O objetivo geral pretende caracterizar as vivências dos enfermeiros de família na prestação de cuidados a famílias imigrantes, nos Cuidados de Saúde Primários, na última década. As bases de dados usadas foram a CINAHL Complete, MEDLINE Complete, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive, Cochrane Database of Systematic Reviews e MedicLatina, e o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. Usados os descritores do DeCS e MeSH e o operador booleano “AND”. Os descritores controlados foram:
Nurses, Immigrants, Primary health care, Cultural Diversity, Communication barriers e Health personnel. Aplicados os critérios de inclusão/exclusão e avaliada a qualidade metodológica dos artigos, obteve-se o acervo de seis estudos que constitui a amostra do estudo. Resultados:
No cuidar da pessoa imigrante e sua família focam, sobretudo, as dificuldades/barreiras sentidas, as estratégias de superação utilizadas e as sugestões propostas que assegurem o desenvolvimento de competências específicas no cuidado multicultural. Conclusão:
No sentido de elevar o padrão de qualidade dos cuidados multiculturais, a amostra é unânime quanto à necessidade de maior investimento na formação no âmbito do cuidado multicultural e do desenvolvimento pessoal dos enfermeiros de família.