Intervenções do enfermeiro na promoção da saúde das famílias com crianças com excesso de peso e obesidade
Relatório de estágio em enfermagem de cuidados de saúde à família em contexto de USF: Intervenções do enfermeiro na promoção da saúde das famílias com crianças com excesso de peso e obesidade

Publication year: 2021

O presente Relatório de Estágio surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem Comunitária - Área de Enfermagem de Saúde Familiar, da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, visando a aquisição do título de Mestre e Especialista em Enfermagem Comunitária na Área de Enfermagem de Saúde Familiar. As atividades em ensino clínico decorreram entre março de 2019 e março de 2020, na Unidade de Saúde Familiar Rafael Bordalo Pinheiro (USF RBP). O objetivo primordial deste relatório é documentar a aprendizagem desenvolvida ao longo deste percurso, utilizando uma metodologia descritiva, analítica, crítica e reflexiva. Desta forma, procuro descrever de forma sistematizada as atividades e reflexões conducentes à aquisição das Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar. Estruturalmente o documento é constituído por cinco capítulos. O primeiro é relativo ao contexto da prática onde foram desenvolvidos os diversos ensinos clínicos; o segundo capítulo abarca a fundamentação teórica para a prática especializada em Enfermagem de Saúde Familiar; nos terceiro e quarto capítulos abordo respetivamente as Competências Comuns e as Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área da Saúde Familiar; por último, o quinto capítulo diz respeito ao percurso metodológico da Revisão Scoping (RS) realizada. A escolha da temática sobre a qual versa a RS foi feita tendo em conta a minha experiência em ensino clínico, a análise de vários estudos relacionados com o tema e a sua relevância no contexto da Enfermagem de um modo geral e em particular da Enfermagem de Saúde Familiar. A obesidade infantil é a forma mais comum de patologia da nutrição. Pelas suas múltiplas consequências a médio e longo prazo torna-se prioritária a atuação nesta área.

Esta RS foi norteada pela seguinte questão de investigação:

Quais são as intervenções do Enfermeiro na promoção da saúde das famílias com crianças com excesso de peso ou obesidade? Após ter sido delineada a estratégia de investigação, tendo por base a mnemónica PCC, procedeu-se à pesquisa através de algumas bases de dados, tendo-se obtido nove estudos sobre os quais foi sustentada a RS. Os estudos têm como contexto a comunidade (escola, cuidados de saúde primários, centros de saúde infantil, centros comunitários) e revelaram intervenções desenvolvidas pelo enfermeiro (individualmente ou em multidisciplinaridade) na abordagem à problemática da obesidade infantil, com especial preocupação pela inclusão da família.