Ganhos de Reabilitação Respiratória em Pessoas com Insuficiência Respiratória Submetidas a Ventilação Não-Invasiva
Publication year: 2019
A insuficiência respiratória como condição associada a doença respiratória, aguda ou crónica, condiciona a qualidade de vida. Neste sentido, a terapia por ventilação não-invasiva assume um papel fundamental na estabilização da doença, traduzindo-se em evidentes ganhos para o utente, que serão maiores na associação a reeducação funcional respiratória.
Objetivos:
refletir sobre a importância da intervenção de enfermagem de reabilitação através da reabilitação respiratória nas pessoas com insuficiência respiratória sob ventilação não invasiva, e definir ganhos de intervenção dos cuidados de enfermagem de reabilitação, em função dos níveis de funcionalidade, com base no modelo de autocuidado.Metodologia:
A metodologia de cuidados utilizada baseia-se na teoria de médio alcance de Lopes (2006), sendo que o estudo realizado através da metodologia de Robert Yin (2001). Discussão/Conclusão: O enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação desempenha um papel fundamental na aceitação, efetivação e adaptação do doente à terapia, bem como na capacitação para o autocuidado.
Respiratory insufficiency as a condition associated with respiratory disease, acute or chronic, conditions the quality of life. In this sense, non-invasive ventilation therapy plays a fundamental role in the stabilization of the disease, resulting in evident gains for the patient, which will be greater in the association with functional respiratory reeducation.