Demanda de cuidados de enfermagem em Centros de Atenção Psicossocial
Demand for nursing care in Psychosocial Care Centers
Publication year: 2020
A construção de instrumentos para avaliação da demanda de cuidados em Enfermagem Psiquiátrica e Enfermagem em Saúde Mental acompanharam os avanços da Reforma Psiquiátrica. No entanto, em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), serviços considerados essenciais para a desinstitucionalização e reabilitação psicossocial, não existem pesquisas sobre esta temática. Este estudo teve como objetivo geral investigar a demanda de cuidados de enfermagem em CAPS. Para isso, cinco enfermeiros de três diferentes CAPS: Álcool e Drogas, II e III, avaliaram 63 usuários perfazendo um total de 249 avaliações.
Foi desenvolvido em duas etapas:
a Etapa 1 com método exploratório, transversal e abordagem quantitativa, consistiu na avaliação semanal de usuários em atendimento-dia intensivo por meio da aplicação do Instrumento para Classificação do Nível de Dependência em Enfermagem Psiquiátrica pelos enfermeiros. Na Etapa 2 utilizou-se o método misto Estratégia de Triangulação Concomitante, consistindo em entrevistas individuais com os enfermeiros e aplicação de um questionário para verificação de suas percepções a respeito da aplicabilidade do instrumento utilizado na avaliação dos usuários. Os resultados foram analisados à luz da estatística descritiva, medidas de tendência central, teste Exato de Fisher, Qui-quadrado, Mann Whitney, Kruskal-Wallis, análise de regressão logística dicotômica com modelos uni e multivariados e coeficiente Kappa ponderado para concordância, considerando nível de significância de 0,05. As entrevistas foram interpretadas segundo a análise de conteúdo. Os resultados mostraram que, relativo às avaliações, houve predomínio da categoria de cuidados discreta, seguida da intermediaria. Houve associações estatisticamente significativas entre os CAPS e as variáveis sexo, diagnóstico principal e categorias de cuidados do instrumento. Os fatores preditores para uma maior demanda de cuidados foram as variáveis CAPS e sexo.A partir da análise dos conteúdos das entrevistas emergiram quatro categorias:
Aplicabilidade do Instrumento, Críticas e Sugestões, Dificuldades e Benefícios. As respostas ao questionário permitiram confirmar alguns resultados obtidos com as entrevistas, além de detectar concordância razoável no uso do instrumento no contexto de pratica. Esta pesquisa foi pioneira no sentido de propor a utilização de um instrumento de avaliação da demanda de cuidados de enfermagem por enfermeiros de CAPS, possibilitando a instrumentalização dos mesmos na assistência de Enfermagem Psiquiátrica e Enfermagem em Saúde Mental nesses Centros. O estudo permitiu traçar um mapeamento do perfil assistencial de usuários em diferentes modalidades de CAPS e a associação deste perfil às características demográficas e clínicas possibilitou obter um indicativo ao planejar os cuidados de enfermagem, podendo contribuir na construção do Projeto Terapêutico Singular. A opinião dos enfermeiros sobre o uso instrumento foi positiva, possibilitando a aproximação tanto com suas equipes, quanto com os usuários
Creating instruments to assess the demand for care in Psychiatric Nursing and Mental Health Nursing has followed the advances of the Brazilian Psychiatric Reform. However, in Psychosocial Care Centers (CAPS - Centros de Atenção Psicossocial), services considered essential for deinstitutionalization and psychosocial rehabilitation, there is no research on this topic.This study aimed to investigate the demand for nursing care in CAPS. For this, five nurses from three different CAPS, one CAPS Alcohol and Drugs, one CAPS II and one CAPS III, assessed 63 users, making a total of 249 assessments.