Papel das plataformas digitais na pandemia por COVID–19: Perspetiva dos enfermeiros gestores
Publication year: 2022
As plataformas digitais tiveram um desenvolvimento acentuado nas últimas décadas. Particularmente, durante a pandemia por COVID-19 cresceram rapidamente de modo a dar resposta às novas necessidades, transformando as organizações quer a nível de gestão, quer de prestação de cuidados. Elas permitem o acesso rápido ao conhecimento, à informação organizada, facilitando a tomada de decisão clínica, facilitando o desempenho profissional e melhorando a qualidade e segurança da prestação de cuidados.
Este estudo tem como objetivos:
conhecer as plataformas digitais utilizadas pelos enfermeiros gestores durante o período de pandemia por COVID-19; identificar as dificuldades dos enfermeiros gestores, na utilização das plataformas digitais durante a pandemia por COVID-19; identificar as vantagens na utilização das plataformas digitais pelos enfermeiros gestores na pandemia por COVID-19; identificar as plataformas digitais utilizadas pelos enfermeiros gestores na gestão do serviço durante a pandemia por COVID- 19; identificar os contributos das plataformas digitais na melhoria dos cuidados de enfermagem, percecionados pelos enfermeiros gestores durante a pandemia por COVID-19. Foi desenvolvido um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, tendo participando 19 enfermeiros gestores de um hospital do norte de Portugal, através do focus group. O tratamento de dados foi realizado com recurso à técnica de análise de conteúdo.Da análise efetuada sobressai que as plataformas digitais utilizadas se dividem em duas grandes áreas:
gestão e prestação de cuidados. A nível da gestão, os enfermeiros gestores utilizam as plataformas para a gestão de recursos humanos, gestão de materiais e equipamentos e gestão documental. A nível da área da prestação de cuidados, emergem plataformas que dão suporte à prática de cuidados, desenvolvimento profissional, formação e comunicação. As vantagens identificadas na utilização de plataformas são o facto de permitir a organização e partilha da informação, comunicação, formação contínua, gestão de recursos humanos, marketing e suporte emocional. As dificuldades identificadas são a falta de formação, o apoio informático e a quantidade de plataformas digitais disponibilizadas, a sua inadequação aos contextos, a resposta dos sistemas às necessidades, a segurança dos dados e a construção das plataformas. Os participantes apontaram a falta de equipamentos, assim como o facto de estarem obsoletos, como fatores que influenciam a sua utilização. Relativamente aos efeitos das plataformas digitais na prestação de cuidados, os enfermeiros gestores referem que estas ferramentas melhoram a qualidade dos cuidados, favorecem o desenvolvimento profissional e a união da equipa. As plataformas digitais mostraram ter um papel importante nos enfermeiros gestores, durante a pandemia por COVID-19.
Digital platforms have had a marked development in recent decades. Particularly during the COVID-19 pandemic, they grew rapidly in order to respond to new needs, transforming organizations both in terms of management and provision of care. They allow quick access to knowledge, organized information, facilitating clinical decision-making, facilitating professional performance and improving the quality and safety of care delivery.