Segurança do paciente no cotidiano de trabalho da equipe multiprofissional do transporte aeromédico inter-hospitalar
Patient safety in the daily work of the multidisciplinary inter-hospital air medical transport team
Publication year: 2021
O presente estudo objetivou analisar a segurança do paciente no cotidiano de trabalho da equipe multiprofissional do transporte aeromédico inter-hospitalar (TAI). Trata-se de um estudo de caso qualitativo, que utilizou o referencial teórico de Michel de Certeau, realizado em uma empresa de transporte aéreo inter-hospitalar na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foram incluídos na pesquisa os profissionais que atuavam com mais de um ano em TAI, sendo 35 profissionais entrevistados: 12 (34,29%) enfermeiros; 14 (40%) médicos; e 9 (25,71%) pilotos. Sendo excluídos os profissionais que possuíam menos de ano de atuação. A coleta de dados foi realizada em por meio de entrevistas individuais guiadas por meio de um roteiro semiestruturado, no período de agosto a setembro de 2019. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFMG (COEP/UFMG), sob Parecer nº: 3.368.996. As entrevistas foram agendadas, realizada em ambiente privativo após esclarecimento da pesquisa mediante o termo de consentimento livre esclarecido (TCLE). Após a gravação na íntegra, foram transcritas e submetidas à Análise de Conteúdo Temática e Análise Documental dos prontuários dos pacientes transportados de 2012 a 2017.
Os resultados foram organizados em quatro categorias temáticas:
os sujeitos da pesquisa e o perfil de atendimentos no TAI; o ambiente de voo e o fazer da equipe multidisciplinar; o controle e a imprevisibilidade no TAI: estratégias e táticas no cotidiano de trabalho; e os elementos que configuram o contexto do TAI. Os resultados mostraram que os atendimentos são, na sua maioria, de pacientes do sexo masculino e portadores de doenças cardiovasculares, neurológicos e trauma. O trabalho é dinâmico, imprevisível em ambiente restrito. No cotidiano, prevalecem às normas das áreas da saúde e da aviação, enfocando os riscos nas duas áreas e o rigor adotado no TAI. Conclui-se que, os profissionais adotam novas maneiras de fazer para tornar o ambiente seguro e as circunstâncias de risco podem ser mitigadas pela equipe.
The presente study aimed to analyze patient safety in the daily work of a multidisciplinar team of inter-hospital air medical transport (TAI). This is a qualitative case study, which used the theoretical framework of Michel de Certeau and it was carried out in an inter-hospital air transport company in Belo Horizonte, Minas Gerais.