Ser idoso e ter qualidade de vida: as representações de idosos residentes em cidades do sul de Minas Gerais
Being elderly and having quality of life: representations of elderlies living in cities of the south Minas Gerais State
Publication year: 2003
Trata-se de um estudo qualitativo, que teve como objetivos identificar as representações de idosos sobre os significados de "ser uma pessoa idosa" e as suas representações sobre a expressão "qualidade de vida". Foram entrevistados 50 idosos de ambos os sexos, residentes em três cidades sul mineiras. Itajubá, Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista semi-estruturada, gravada e transcrita literalmente. As diretrizes metodológicas do Discurso do Sujeito Coletivo foram utilizadas para a seleção das idéias centrais e das expressões-chaves correspondentes, a partir das quais foram extraídos os discursos dos idosos. Identificaram-se as seguintes representações sobre o evento "ser pessoa idosa": pessoa com capacidade e inabilidade funcional; com bastante idade mas com saúde e disposição para trabalhar; com muita experiência de vida; que já viveu muitos anos e cumpriu os seus objetivos de vida.
As representações dos idosos sobre o conceito de qualidade de vida se estruturaram nas seguintes dimensões:
saúde física; independência física; autonomia; psicológica; social; econômica; família; religiosidade e transcendência; meio ambiente e cidadania. Confirma-se neste estudo o caráter multidimensional e multideterminado dos fenômenos estudados, referenciados a diversos aspectos objetivos e subjetivos da vida humana.
This is a qualitative study whose objectives are to identify the representations of the elderly regarding the meaning of "being an old person" and regarding the expression "life quality". 50 elderlies, both male and female, were interviewed.