Abordagem Especializada do Doente Crítico
Relatório de Estágio: Abordagem Especializada do Doente Crítico
Publication year: 2020
O desenvolvimento das competências profissionais e pessoais em enfermagem emergem de processos complexos de ação e reflexão sobre todo o agir, no qual o saber empírico e o conhecimento científico são estruturados e alvo constante de reflexão, permitindo assim, a articulação dos conceitos teóricos com a dinâmica do quotidiano do “cuidar”. Torna-se fulcral no contexto de enfermagem a atualização constante de “saberes”, tornando-os saberes cada vez mais especializados. O presente relatório descreve, com recurso a um processo reflexivo, os contributos fundamentais de três ensinos clínicos realizados em contexto de um serviço de urgência geral, Unidade de Cuidados Intensivos e Unidade de Cuidados Intermédios, para o desenvolvimento e aquisição de competências na Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. A prestação de Cuidados à Pessoa em Situação Crítica centra-se na antevisão da instabilidade hemodinâmica e no risco de falência orgânica, focando a atenção do profissional para a gestão e administração de protocolos terapêuticos complexos, a gestão da dor e a comunicação com o doente/família. Não esquecendo, também, a fulcral importância da prevenção e controlo da infeção e dinamização da resposta em situações de catástrofe. A segunda parte do relatório é composta por uma Revisão Sistemática da Literatura que teve como objetivo avaliar a eficácia da formação dos profissionais de saúde no aumento de conhecimento teórico e prático na resposta a situações de Catástrofe. O Curso de Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, revelou-se enriquecedor no desenvolvimento de competências especializadas, conduzindo assim, a um aumento da qualidade dos cuidados de enfermagem por mim prestados, no que respeita à abordagem ao doente crítico.
The development of professional and personal skills in nursing emerges from the process of
action and reflection on all behavior, in which the empirical knowledge and scientific
knowledge is structured and a constant target for reflection, thus allowing an articulation of the theoretical concepts with the quotidian dynamic of the "take care". In the nursing context, the constant updating of knowledge becomes crucial, making this knowledge increasingly specialized.
This report describes, using a reflective process, the fundamental contributions of three clinical studies carried out in general emergency services, the Intensive Care Unit and the Intermediate Care Unit, for the development and acquisition of nursing skills on the Person in Critical Situation. The provision of care to people in critical situations centered on the prevention of hemodynamic instability and risk of organ failure, with a focus on professional care for the management and administration of clinical therapeutic protocols, pain management and communication with the patient/family. Not forgetting, also, the central role of the prevention and control of the infection and the dynamization of the response in catastrophe situations.
The second part of the report, it consists of a Systematic Literature Review, which aimed to
assess the effectiveness of training health professionals on the increasing theoretical knowledge
and practical response to catastrophe situations.
The Master's Course in Nursing for People in Critical Situation, proved to be an enhancer in
the development of necessary skills, thus leading to an increase in the quality of nursing care with regard to the approach of critically ill patients.